sexta-feira, 14 de junho de 2013

Teorias da Aprendizagem


Equipe Mediadora:
Eunice Maria
Hercília Farlinne
Jéssica Barros
Lívia de Mendonça
Mara Célia
Monikélvia Roberta
Shirlene Maria

Orientadora :Maria José Neves                       Disciplina: Psicologia de Educação II


Resumo


                     Piaget em busca de sujeitos ativos desenvolveu um trabalho pioneiro no estudo da inteligência: a teoria da aprendizagem por meio de RACIOCÍNIO, onde concluiu que o conhecimento é construído e desconstruído a todo o momento. O professor deve propor atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, para que assim, a criança descubra o conhecimento numa espécie de INSIGHT, como na teoria gestalt estudada categoricamente por Wolfganf Kohler, onde a aprendizagem se dá de um modo intuitivo, súbito neste conceito ocorre quando a resposta para um problema surge repentinamente de forma inesperada. Na teoria da aprendizagem COGNITIVA citada por Dinhah Martins, a percepção tem uma grande importância, na qual predomina a intelectualidade, o raciocínio, memória, atenção e principalmente a percepção, esse tipo de aprendizagem é essencial ao educando, porque o mesmo desenvolve a capacidade de reelaborar informações e consequentemente consegue construir um novo conhecimento. Para os professores é importantíssimo o conhecimento desses fatores para melhoria da prática educativa. Aprendizagem por AUTOMATISMO baseado em Campos, está ligada ao desenvolvimento motor, que não requer apenas o conhecimento teórico, mas uma união de prática e teoria.  AFETIVIDADE/ APRECIATIVA, para Piaget a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, tanto pode ajudar como prejudicar, pois pode ser confundida por mimos, é imprescindível que o professor busque conhecer o aluno de maneira particular, de formar que consiga identificar o estágio de desenvolvimento cognitivo, facilitando assim, o aprendizado do aluno. Aprendizagem por IMITAÇÃO/ OBSERVAÇÃO, as observações possuem um efeito intenso no modo de agir das crianças, quando começam obsevar e imitar os pais, elas agem mais pelo exemplo, pois tendem a reproduzir o que os adultos fazem e dizem, desse modo, os professores devem ficar atentos ao que e como ensinam aos seus alunos. Conhecendo essas teorias os educadores podem moldar sua metodologia de forma a beneficiar o aprendizado e desenvolvimento do educando.


Palavras-chave: Aprendizagem. Conhecimento. Teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário