sexta-feira, 7 de junho de 2013

CARTÃO VERMELHO: TIPOS DE COMUNICADOR PROBLEMA




Cartão Vermelho: Tipos de Comunicador-Problema


Equipe: Flávia Gome
            Lucenir Maria
            Maria Inês
           Rosangela Santos
           Sandra Ferreira


A comunicação é algo que traz diferentes assimilações, e não são todos comunicadores que conseguem transmitir seus conhecimentos de forma clara e objetiva, diante da questão nos deparamos com diferentes tipos de comunicadores cada um traz uma característica e no campo educacional também não é diferente existem educadores com dificuldades de expressar com clareza o que deseja transmitir para seus alunos, vejamos a seguir alguns pontos:
Existe o comunicador tímido que mesmo tendo conhecimento do tema que ira abordar não consegue expressar por não saber administrar o seu nervosismo, ele se prepara, organiza todo seu trabalho, mas perde-se com frequência em sua fala é tão evidente que seu próprio corpo começa a demonstrar sinais de sua insegurança e timidez.
Vem o egocêntrico que se acha no direito de valorizar e alimentar seu superego e coloca-se sempre superior demonstrando através de seus gestos e de seu vocabulário, sua auto valorização faz com que veja em si apenas qualidades faz questão de mostrar a quem esta a sua volta que é superior.
O verborrágio além de falar sem parar se acha o único ser que domina o conhecimento ao ponto de não dar espaço para aos que o escutam interagir com suas indagações e seus questionamentos em relação ao tema abordado, chega ao ponto de não perceber que tudo o que falou foram apenas palavras jogadas ao vento.
Já o desesperado aceita o convite, mas não se prepara, é tão autoconfiante que o improviso se torna excitante e passa a demonstrar para todos que foi convidado de ultima hora e que não tinha conhecimento do evento o que não da segurança para quem esta o assistindo.
Como não poderia faltar vem o espalhafatoso que não consegue atingir o objetivo de sua palestra por conta do excesso de artefatos que carrega sobre si, suas atitudes em gestos e roupas acabam atrapalhando, o que vem chamar mais atenção do publico do que o assunto a ser abordado naquele momento.
Portanto um bom comunicador é aquele que reflete antes de participar de um evento, a preparação para o tema a ser abordado é fundamental, é importante a segurança do que vai expor e saber que o foco principal de se estar ali é de transmitir com clareza o conhecimento, fazendo entender, ou seja ver se a plateia esta compreendendo o que esta sendo abordado. Nós educadores lidamos a todo o momento com as situações expostas acima, precisamos observar se os educandos conseguem acompanhar nosso raciocínio, não devemos demonstrar o nosso nervosismo e nem alimentar o superego o ideal é a interação entre professor e aluno através do bom relacionamento deixar bem claro que o importante é o processo de ensino e aprendizagem.


Um comentário:

  1. nas instituicoes militares temos um auto grau da falta de uma comunicacao clra e objetiva por parte dos superiores, e quando se faz mensao do tipo de comunicacao erronea, recebemos a seginte exporessao ``ordens sao pra ser executadas e nao questionadas`` fica tambem o ditado popular militar ``manda quem tem juizo e executa quem nao quer ficar no prejuizo``.

    ResponderExcluir