sexta-feira, 7 de junho de 2013

PSICOLOGIA: APRENDIZAGEM POR AUTOMATISMO



FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL-FAMASUL

EQUIPE: FLAVIA GOMES
     LUCENIR MARIA
     MARIA INÊS
     ROSANGELA SANTOS
     SANDRA FERREIRA



APRENDIZAGEM POR AUTOMATISMO



Baseado em CAMPOS, Dinah Martins de Souza (Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1982), pode-se dizer que Aprendizagem de Automatismos é aquele tipo de aprendizagem ligada ao desenvolvimento motor. São os padrões de desenvolvimento motor, que vão possibilitar a formação de automatismos, que podem ser classificados em dois tipos: primários e secundários. Os primários incluem os movimentos globais do corpo (andar, correr, saltar, nadar, levantar os braços, entre outros). Os secundários envolvem o controle de músculos menores (escrever, tocar um instrumento, manusear um objeto, entre outros).
O processo de ensino e aprendizagem requer uma maior atenção por parte dos educadores e o automatismo é um tipo de aprendizagem que não requer apenas o conhecimento teórico, mas sim uma junção da teoria com a prática.
A aprendizagem por automatismo é aquela em que o individuo precisa praticar a ação, os automatismos podem ser mentais, motores e até mesmo sociais. A aprendizagem por automatismos são padrões fixos de conduta que permite ao individuo enfrentar situações constantes e rotineiras da vida e da profissão com mais facilidade. O individuo com aprendizagem por automatismo é eficiente na realização de atividades físicas e mentais, pois raciocina e age rapidamente através da prática a ação se torna cada vez mais rápida economizando tempo e esforço.

2 comentários:

  1. Ótima explicação tenho prova sobre esse tema e achei o livro que li muito complexo mas agora entendi tudo ��❤

    ResponderExcluir
  2. Esse conteúdo consegui aprimorar o verdadeiro sentido otima explicação

    ResponderExcluir