sexta-feira, 14 de junho de 2013


O perfil de um Bom Professor


Equipe: Carla Cleisse de S. Vasconcelos
               Jéssica Ferreira de Brito
               Kátia Vanusa do N. Silva
               Marineide Maria da Silva



O que falta em nosso país para que tenhamos bons professores?

           
Para respondermos essa pergunta devemos fazer uma reflexão, nos questionado sobre o que o nosso país precisa referente à educação e de como podemos atuar nessa sociedade preconceituosa e complexa, visando sempre o melhor como educador e consequentemente fazer a diferença. Para se chegar a um perfil adequado de um docente se faz necessário alguns elementos que satisfaça, sobretudo, o ensino e aprendizagem. Ser professor não é uma atividade fácil requer comprometimento, organização, domínio, estratégias, afetividade, técnica, estudos, entre outros fatores.
Desse modo, cursar uma boa faculdade, é o elemento fundamental para se tornar um bom professor? Como conseguir se aproximar dos alunos? Como ensinar? Quais os meios utilizados que surtirão efeito na aprendizagem dos alunos? Essas são perguntas que provocam um incomodo (ou deveria incomodar). Ser um bom educador vai além do que ir simplesmente a uma sala de aula e transmitir um conteúdo, como se pode observar a todo um processo e questionamentos.
Como já foi citado no início, um bem professor deve ter alguns fatores dentre os mesmos não poderíamos deixar de citar a formação, pois o docente não pode apensas gostar de ensinar, mas também deve gostar de aprender, de forma que vivemos em uma sociedade capitalista e globalizada, onde a cada dia os avanços acontecem. O professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala de aula é determinante para o desempenho dos alunos, diante disso é fundamental o professor se qualificar a fim de promover aulas diferentes, seguido a globalização.
Outro fator fundamental que compõe o perfil de um bom professor é a didática, dessa forma o docente deve criar oportunidades para o aluno aprender com todas as ferramentas, sejam velhas ou novas, porque nem sempre os professores disponibilizam de materiais diversos, no entanto o mesmo como um ser pesquisador precisa usar e abusar de sua criatividade e procurar meios que levem os educandos a gostar de aprender.
As tecnologias hoje invadem a sociedade educacional, em meio a essa nova forma de ensino o professor necessita saber aonde quer chegar, pois de nada adiantará o uso dessa ferramenta se o docente não tiver o seu objetivo. O domínio dos conteúdos não poderia deixar de ser citado como um elemento importante no perfil do educador. A partir do momento que o professor está em sala de aula e expõe seu conteúdo pra turma de forma segura os alunos vão ter mais confiança no mesmo e terão em mente que o educador sabe do que está falando e consequentemente poderá levar os alunos a uma viajem usando a imaginação e assim poderá de certa forma transmitir o conteúdo de forma clara e prazerosa.
Mediante os aspectos citados, observamos alguns fatores que fazem parte do perfil de um bom professor, a didática, a formação, o domínio dos conteúdos, a organização, comprometimento, são alguns elementos fundamentais, pois se tivermos todos estes, o ensino e aprendizagem serão de fato satisfatórios e o professor obterá o perfil adequado e será não um bom professor, mas sim um excelente educador e que consequentemente será um bom exemplo pra muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário