Aprendizagem por Insight
Muitas vezes em nossas experiências vividas nem sempre as situações se apresentam de forma clara e não nos propicia uma compreensão imediata. Essa situação acaba dificultando o aprendizado porque não permitirem uma clara definição entre Fundo e imagem, prejudicando com isso a compreensão da relação entre parte e todo. Porém de repente sem que tenhamos auxilio de ninguém ou nenhum tipo de processo de compreensão extraordinário (somando as partes mais simples) a relação figura e fundo se mostra de uma forma compreensível, a esse fenômeno damos o nome de Insight, ou seja, uma compreensão imediata e súbita. Insight é um conceito criado pelos psicólogos da Gestalt para descrever situações de aprendizagem abruptas na solução de um problema. Este conceito está relacionado ao de criatividade e de pensamento divergente, por fugir da resolução de problemas por tentativa e erro. Neste contexto, “problema” é uma situação em que falta um comportamento capaz de produzir o resultado desejado. “Resolução de problemas” é o comportamento de manipulação do ambiente que aumenta a probabilidade do aparecimento de um comportamento que produza o resultado desejado naquela situação. O “insight”, então, é um tipo de resolução de problemas, no qual o comportamento que produz o resultado desejado (soluciona o problema) é emitido subitamente, sem um aprendizado prévio.
Em seu estudo, Wolfganf Kohler investigou a inteligência de chimpanzés. Esses experimentos realizados dentro e ao redor das jaulas dos animais e envolviam apetrechos muito simples, como as barras das próprias jaulas (para bloquear o acesso), bananas, varas para puxar as bananas para dentro da jaula, e caixas para subir.
A Teoria da Forma, ou gestalt, sublinhou a importância da percepção como um fator que intervém na aprendizagem. A percepção é um fenómeno altamente seletivo, unitário, relacionado com os objetivos da pessoa no momento da percepção. A percepção individual faz com que cada um organize e interprete os dados sensoriais em função dos seus interesses, emoções e experiências. Isto significa que a maneira como a realidade é percebida por cada indivíduo que a apreende é influenciada por essas estruturas prévias. Köhler desenvolveu o conceito de insight, que assumiu grande importância na Teoria da Forma. Insight designa a aprendizagem que se faz de uma forma intuitiva, de uma forma súbita, quando a resposta para um problema nos surge de forma repentina e inesperada. Os elementos que permitem a solução do problema já fazem parte da nossa estrutura cognitiva, o que é novo é a forma como são associados. Para os gestaltistas a aprendizagem resulta de uma série de soluções por insight.
Equipe: Kelly, Maria José Filha, Maurilí, Laudinete,
Nathália e Valdilene.
Disciplina, Psicologia da Educação II
Professora: Maria José Neves
3º Período de Pedagogia
Acho que dependendo da pessoa , fica dificil aplicar esse metodo.
ResponderExcluir