Aprendizagem por Imitação/Observação
Maria
José das Nevez[1]
Carla
Cleisse de Santana Vasconcelos[2]
Jéssica
Ferreira de Brito[3]
Kátia
Vanusa do Nascimento Silva[4]
Marineide
Maria da Silva[5]
Essa forma de aprendizagem é
muito mais séria do que se imagina, muitos podem desacreditar desse meio de
aprender ou não imaginarem a sua importância no desenvolvimento das crianças,
mas é muito forte entre os adultos e os pequeninos do que se pensa. As pessoas, sobretudo as crianças, aprendem
por imitações. Bandura desenvolveu uma série de pesquisas sobre a aprendizagem
por imitação àquela que acontece através da observação que a criança realiza.
As observações possuem um
efeito intenso no modo de agir das crianças, um exemplo disso, é crianças que
assistem cenas violetas e consequentemente em determinadas situações a mesma
irá agir com agressividade, diferente daquelas que não presenciam tais cenas.
Na primeira infância, denominada por Jean Piaget como fase operacional, a
criança ainda não tem condições de assimilar valores como respeito,
solidariedade, dever, obrigações, dedicação ao próximo etc. Entretanto podem
realizar atividades cujo sua memória presenciou e consequentemente ficou
anexada no seu cociente. As falas de
nada irão adiantar se os exames não forem compatíveis com os discursos, o que
deve ocorrer são bons exemplos, pois assim, se educa mais. Um fator fundamental
é o diálogo, pois não pode ser deixando de lado o mesmo que tem que acontecer
com as crianças, todavia junto com o diálogo se é preciso que o exemplo
aconteça.
As crianças agem mais pelo o
exemplo, pois elas têm a tendência de imitar, elas observam e reproduzem o que os
adultos fazem, são gestos, palavras, atitudes. Na criança, a imitação é a
tônica do seu aprendizado. As impressões penetram em sua mente como modelos e
em seguida se transforma em comportamentos.
Segundo estudos relacionados
ao cérebro realizados por André
Meltzoff internacionalmente, reconhecido por suas pesquisas sobre o
desenvolvimento cognito, social e emocional de bebês e crianças pequenas.
Graduado Universidade de Harvard e Doutor em Psicologia na Universidade de
Oxford, mostram que é de intensa relevância observar alguns fatores que influenciam
a aprendizagem das crianças antes mesmo deles entrarem no jardim de infância.
De acordo com
os estudos de Meltzoff os pais exercem grandes influencia nos filhos, pois
desde a muito tempo os adolescente veem os pais como um modelo a ser seguido e
nos dias atuais essa convicção se perpetuou ainda mais não apenas na
adolescência mas desde o nascimento da criança. Os bebês estão a toda hora
olhando para os pais tentando decifrar o que veem e essa observação afeta
profundamente o seu comportamento.
Estudos sobre
a memória pré-verbal mostram que os bebês desenvolvem dois sistemas: o de
conhecer e o de lembrar. No começo ele reconhece a face, no entanto, não se
lembram do nome. Com isso outro elemento impulsiona a aprendizagem por
observação que são os coleguinhas da escola que como os pais também são
modelos, de forma que crianças juntas realizam diversas atividades e no meio
delas sempre há aquela mais esperta onde realiza feitos que levam outras a
fazerem da mesma maneira.
Essa teoria
da aprendizagem por observação é muito forte, pois como as crianças reproduzem
tudo o que observam. No período escolar ela vai desenvolver diversas atividades
através de sua observação, seja nas brincadeiras, no comportamento ou nas
atividades, tudo o que os pequenos verem irão reproduzir. Dessa forma os
professores devem ficar atentos e analisarem o que e como irão ensinar aos seus
alunos.
Nessa linha
de modelos de aprendizagem por observação também temos a tv, que exerce uma forte
influencia nos pequenos através da observação realizadas pelos mesmos. Esse
meio visual é um elemento que faz parte da vida de todos e principalmente das
crianças onde pode causar certas consequências se não houver um limite, pois
elas vão imitar o que veem na televisão, seja um ato educativo, agressivo, etc.
Em uma
pesquisa que se tornou famosa, Bandura observou crianças em determinada
situação, usando um adulto como modelo. Onde mostrou um vídeo que uma mulher
batia em um boneco chamado de “João Bobo”, no vídeo a mulher usava frases muito
agressivas e golpes violentos. Como se esperava as crianças do jardim de
infância adoraram o que viram e para que a sua observação fosse de fato
concluída, um “João Bobo” foi entregue aos alunos, os observadores registraram
que muitos deles fizeram exatamente o que viram no vídeo.
O que surpreende é o fato de que as crianças
mudaram seu comportamento sem que tivessem sido recompensadas por suas
aproximações ao novo comportamento. Bandura chamou o fenômeno de Aprendizagem
por Observação ou Modelagem, e sua teoria é comumente chamada Teoria da
Aprendizagem Social. Quando o estudo foi criticado sob a alegação de que o
boneco "João Bobo" foi criado mesmo para apanhar, Bandura filmou a
moça acertando uma pessoa vestida de palhaço. Depois de assistirem ao filme, as
crianças foram até a sala do palhaço vivo e não tiveram dúvidas: bateram nele!
Diante da pesquisa realizada constata-se o poder
que a influencia da imitação através da observação exerce na aprendizagem das
crianças. Tudo o que acontece ao redor dos pequenos são fatos que chama a
atenção dos mesmos, e com isso o encantamento toma conta do ser onde de
imediato vão realizar o que presenciaram. Nesse sentido os adultos (pais, tios,
professores) são os modelos dessa forma, é necessário que todos fiquem atentos
para que as crianças não vejam coisas desagradáveis e que prejudique no seu
desenvolvimento.
Referências
Bandura, A. A aprendizagem social através da imitação.
Em MA Jones (Ed.), Nebraska simpósio sobre motivação: 1962. Lincoln: University
of Nebraska Press, 1962, 211-269.
Bandura, A. Princípios de modificação de comportamento.
Nova Iorque: Holt, Rinehart e Winston,
1969.
PIAGET, Jean. A Epistemologia
Genética e a Pesquisa Psicológica. Rio de
Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
RAMOS,
Casete. INFÂNCIA E APRENDIZAGEM POR IMITAÇÃO
O que dizem as Pesquisas, NEW Orleans, Estados Unidos. ASCD (Associação Americana para Desenvolvimento do Currículo e Supervisão), 2004.
O que dizem as Pesquisas, NEW Orleans, Estados Unidos. ASCD (Associação Americana para Desenvolvimento do Currículo e Supervisão), 2004.
[1]
Professora de Psicologia da Educação II do Curso de Pedagogia da FAMASUL.
[2]
Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, Cursando o 3º Período.
[3]
Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, Cursando o 3º Período.
[4]
Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, Cursando o 3º Período.
[5]
Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, Cursando o 3º período.
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