REFERENCIAL
CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) integra a
série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo
Ministério da Educação e do Desporto. O documento pretende “apontar metas de
qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento
integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos
à infância são reconhecidos” (BRASIL, 1998a, p. 3). O Referencial Curricular
Nacional descreve os seguintes objetivos para Educação Infantil:
·
Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com
confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·
Descobrir e
conhecer progressivamente seu proprio corpo, suas potencialidade e seu limites,
desenvolvendo hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar;
·
Estabelecer
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua
auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e
interação social;
·
Observar e
explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
·
Conhecer
algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e
participação frente a elas e valorizando a diversidade;
·
Proporcionar
a criança um ambiente onde ela possa desenvolver plenamente em socialização com
outras crianças e adultos, contribuindo para reconhecimento do outro e a
constatação das diferenças entre as pesoas para o enriquecimento de si
próprias;
·
Conhecer uma
educação em direção à autonomia, onde as crianças são consideradas como seres
com vontades próprias, capazes e competentes para construir conhecimentos e,
dentro de suas possibilidades interiores no meio em que vivem;
·
Promover o
crescimento e desenvolvimento saudável da criança atendendo as necessidades de
afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica;
·
Brincar,
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Fonte:
BRASIL, 1998, p. 63
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