terça-feira, 14 de maio de 2013

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil


REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL




O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto. O documento pretende “apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos” (BRASIL, 1998a, p. 3). O Referencial Curricular Nacional descreve os seguintes objetivos para Educação Infantil:

·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·         Descobrir e conhecer progressivamente seu proprio corpo, suas potencialidade e seu limites, desenvolvendo hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar;
·         Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
·         Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
·         Proporcionar a criança um ambiente onde ela possa desenvolver plenamente em socialização com outras crianças e adultos, contribuindo para reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pesoas para o enriquecimento de si próprias;
·         Conhecer uma educação em direção à autonomia, onde as crianças são consideradas como seres com vontades próprias, capazes e competentes para construir conhecimentos e, dentro de suas possibilidades interiores no meio em que vivem;
·         Promover o crescimento e desenvolvimento saudável da criança atendendo as necessidades de afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica;
·         Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Fonte: BRASIL, 1998, p. 63

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