A
IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Carla Cleisse de
Santana Vasconcelos[1]
Jéssica Ferreira de Brito[2]
Kátia Vanusa do
Nascimento Silva[3]
Marineide Maria da
Silva[4]
RESUMO
O
presente artigo trata-se das questões voltadas às tecnologias e os benefícios
que a mesma traz à Educação, viabilizando alguns aspectos importantes como o facilitamento
do ensino e aprendizagem, tendo em vista os principais membros, entrelaçados
nesse contexto: o aluno (receptor) e o professor (transmissor). Discute a
formação do professor que precisa estar interligado a essa nova realidade a fim
de promover situações didáticas positivas. Um dos principais focos deste estudo
é verificar a influência do domínio da tecnologia no processo
ensino/aprendizagem discutindo as competências necessárias ao educando/docente,
focando na velocidade do processamento da informação.
PALAVRA CHAVE: Tecnologias. Professor.Aluno. Ensino-aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
Sabemos
o quanto as tecnologias estão presentes no nosso meio, seja na vida acadêmica
ou profissional, desse modo há uma necessidade de se estar ligado a essa nova
forma de conhecimento uma vez que, estão cada vez mais evolutivas. Ação
cotidiana em sala de aula está cada vez mais sendo modificada, possuindo
educandos capazes de processar muito mais informações do que os precedentes por
conta das modificações culturais e de pensamento.
O
presente estudo traz algumas considerações da importância que a tecnologia traz
a educação, esse meio tecnológico irá ser visto como um método facilitador de
ensino e aprendizagem e não como um meio a ser temido como muitos educadores
ainda constatam. O desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à
tecnologia é fator importante na globalização das ideias, das experiências
aglomeradas durante séculos, uma vez que se produz equipamentos com alta
capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando, portanto, de
mão de obra qualificada, para operar equipamentos.
Pensadores
como Manuel Castells (1999), pondera que a sociedade está passando por uma
revolução informacional que pode ser comparada às grandes guinadas da História.
Considerando a grande necessidade de conhecimentos tecnológicos do século XXI,
cumpre refletir acerca das consequências do domínio ou não de tais
conhecimentos na comunidade acadêmica. Mediante os fatos de que a tecnologia
está presente em algumas escolas, uma vez que a mesma possui aparelhos de DVD,
TV, laboratório de informática entre outros, faz-se necessário uma reflexão
sobre a formação do professor com relação ao uso desses meios.
2. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA ESCOLA
2. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA ESCOLA
Muitos
educadores ainda temem essa evolução das tecnologias, pois, para eles esse
avanço pode ser uma ameaça no que se diz respeito ao trabalho dos mesmos, no
entanto as máquinas não ensinam por si só, se faz necessário um mediador. Desse
modo uma parceria deve existir entre o professor e as novas tecnologias de forma
que as mesmas venham auxiliá-lo, pois só assim um bom ensino irá acontecer,
entretanto, muitas escolas não abusam desse facilitador do ensino e
aprendizagem.
Muitas escolas estão presas aos
métodos passados disponibilizando apenas o quadro e o giz como recurso de
ensino, esse fator torna-se preocupante uma vez que se buscam escolas que
inovem e renovem os meios didáticos e os alunos, sempre com o objetivo de prepará-los
para a vida fora da escola. Diante disso a instituição escolar em meio às
tecnologias precisa rever alguns conceitos voltados para os alunos, pois se eles
forem vistos como meros receptores de conhecimento os métodos utilizados não
trarão resultados positivos.
Segundo
Gatti (1993) a incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se
contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas
tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação,
pois a aparente modernidade pode mascarar um
ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.
Assim a concepção de ensino e aprendizagem revela-se na
prática de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os
recursos tecnológicos disponíveis -livro didático, giz e quadro, televisão ou
computador. A presença desse aparato tecnológico na sala de aula não garante
mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para
enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos
por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e
professores (MORAN, 1995).
Com os avanços tecnológicos no mundo atual os alunos
assimilam e dominam esses recursos com mais facilidade do que os seus
descendentes, dessa forma é fundamental que os educadores se adaptem a essa
demanda e alcance as expectativas dos educandos.Observamos que há vários
elementos para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de forma plausível onde
todos devem está entrelaçados.
3 . A EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS EDUCATIVOS
Nos
dias atuais disponibilizamos de varias tecnologias: celular, computador, televisão,
câmera digital, projetor, internet entre outros, surgem com intuito de
facilitas a vida das pessoas e são elementos que estão a disposição de todos.
Mesmo com a aglomeração de recursos tecnológicos os profissionais da educação
rejeitam esse método pelo fato de que ainda não estão preparados.
Quando o quadro negro chegou às
escolas era visto como uma ameaça diante dos educadores, pois muitos estavam
adaptados a usar a oralidade como transmissão de conhecimentos, instrumento
esse utilizados na atualidade. Da mesma maneira que as tecnologias causam
desconfortos aos educadores os livros didáticos surtiram esse mesmo efeito,
pois pensaram que o mesmo acabaria com os educadores, isso não aconteceu e hoje
todos utilizam essa mídia.
Há pouco tempo atrás às tecnologias
na Educação era um sonho e hoje muitas escolas disponibilizam de alguns
recursos tecnológicos como: a televisão a cabo, DVD, projetor, computador,
internet entre outros, porém em algumas instituições não é utilizado pelo fato
de que o professor é desafiado a acompanhar tal evolução. As
tecnologias podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, elas ampliam as
possibilidades do professor ensinar e o aluno aprender, é um auxílio no
processo educativo.
O
educador sendo o mediador da situação, de com isso criar situações e utilizar
métodos que levem o educando a expor seus conhecimentos adquiridos e vividos de
forma prática no seu cotidiano. Pois, segundo Pilão (1998, p.20), “o aluno traz
consigo um enorme arsenal de conhecimentos, elaborações, valores,
inteligências, adquiridos antes da fase escolar”. Desse modo, com relação às tecnologias não é
diferente, pois os educandos já fazem parte dessa nova ferramenta tecnológica e
as trazem para a sala de aula.
Os
meios e métodos de ensino que são explorados pelos educadores na sala de aula agem
juntos por um único objetivo que é o ato do aprender. A prender a ser é um
elemento muito importante que tem como princípio fundamental e que a educação
deve contribuir é no desenvolvimento total do indivíduo: espírito,
inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal,
espiritualidade, isto é:
A aprendizagem
significativa, seja por recepção, seja por descoberta, se opõe a aprendizagem
mecânico, repetitivo e memorístico. Compreende a aquisição de novos
significados. A essência da aprendizagem significativa está em que as ideias
expressas simbolicamente se relacionam de maneira não arbitrária, mas
substancial com que o aluno já sabe. O material que aprende é potencialmente
significativo para ele. (Ausubel in Sacristán e Gómes, op.cit)
A
sala de aula é um ambiente primordial onde o docente e o discente se encontra,
elabora e praticam suas atividades, visando sempre obter bons resultados com
auxílio do material que está presente na vida se não de todos, na maioria, que
são as tecnologias, entretanto para atingir um bom resultado em todos esses
aspectos é de duma importância que o educador se aproxime cada vez mais desse
meio tecnológico, pois muitos docentes estão despreparados e não possuem uma
formação continuada.
4. FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIANTE AS TECNOLOGIAS
4. FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIANTE AS TECNOLOGIAS
Com os avanços
tecnológicos explodindo no nosso meio e cada vez mais nas escolas, uma
necessidade surge aos nossos olhares: a imprescindível especialização dos saberes. Todos buscam por
uma educação satisfatória e diferenciada onde vários meios e formas de ensino
seja um caminho que nos leve a essa eficácia, diante disso, um novo paradigma
está surgindo na educação e o papel do professor às novas tecnologias.
Vários
instrumentos existem e fazem diferença numa exposição de conteúdos na sala de
aula e o aperfeiçoamento dos professores nessa área tecnológica é de suma
importância, pois desta forma o mesmo poderá tornar cada vez mais dinâmicas e
prazerosas suas atividades pedagógicas, cativando os alunos e influenciando-os
a buscarem o conhecimento. Com as novas tecnologias os docentes podem
desenvolver diversas atividades com interesse didático- pedagógico, nesse
contexto o mesmo precisa saber orientar os educandos na utilização e produção
dessas informações.
A
sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, ou seja, alguém
comprometido com as transformações sociais e políticas, competente de forma que
evidencie uma sólida cultua geral que possibilite uma prática interdisciplinar
e contextualizada, dominando novas tecnologias, um ser crítico que revele
através da sua postura suas convicções, os seus valores.Que seja aberto a
mudanças, exigente e interativo.
Todos esses fatores citados
são características imprescindíveis para o perfil do educador, de forma que o
processo de formação continuada permite ao professor construir e aperfeiçoar
seus conhecimentos em várias áreas entre elas, as tecnologias. Desse modo o
docente poderá entender o porquê e como integrar as mesmas na sua prática educacional.
5. O COMPUTADOR INSERIDO NA SALA DE AULA: Prática Educativa
Nestas ultimas décadas
desabrocharam novos pensamentos e as novas descobertas que trazem uma
necessidade de mudança de alguns paradigmas, principalmente no que diz respeito
à informática educativa. É uma ferramenta eficaz que auxilia o aluno na
aquisição de conhecimentos na troca de informações, como fator de interação e
descobertas. Os benefícios da interação da tecnologia são melhores percebidos
quando a aprendizagem não é uma simples transferência de fatos de uma pessoa
para outra, mas quando o professor tem o objeto do professor é delegar poderes
aos alunos como seres pensadores e pessoas capazes de resolver problemas.
Ao falarmos
do computador inserido na escola como um elemento que facilite o ensino/aprendizagem
nos traz uma complexidade, pois para que esse instrumento seja utilizado se faz
necessário uma preparação dos educadores afim de que eles possam ministrar suas
aulas tendo o mesmo como instrumento de apoio. As escolas possuem laboratórios
de informática com isso seria interessante que todos os membros da instituição
explorassem esse meio com diversas
disciplinas e não apenas uma específica.
Se a tecnologia for aplicada em sala de aula de forma
eficaz e não apenas acrescentada, os professores perceberão que mudar de
métodos, como acrescentar as tecnologias e outros componentes variados de
ensino, notará que os mesmos surtem efeito no processo de ensino, basta apenas
criar situações favoráveis. São cada vez mais abrangentes os números das
disciplinas científicas, humanas e artísticas que contam com a presença do
computados para levar adiante os seus desenvolvimentos atuais.
Algumas dificuldades são encontradas com relação ao uso
do computador em sala de aula e um deles é a falta de professores que saibam
usá-lo. Algumas escolas possuem laboratórios de informática, no entanto há essa
deficiência na questão do aperfeiçoamento dos educadores. Outra questão vista é
a desmotivação de muitos e consequentemente os métodos facilitadores da
aprendizagem não são buscados e explorados.
Para que o computador seja usado em sala de aula de forma
satisfatória e agradável, a comunicação é um dos fatores fundamentais nesse
processo, pois não existe uma única atividade humana que não exija alguma forma
de comunicação. Não há como analisar o mundo moderno sem que façamos uma breve
passagem pelos preceitos da comunicação. De acordo com Andrade e Henrique
(2004) a comunicação é expor uma mensagem a um indivíduo ou mais.
Para observamos como esse processo possa acontecer,
analisamos o emissor, referente, código, canal de comunicação, mensagem, e
receptor. Esses elementos são elementos constituintes da comunicação. Garcia
(2004) explica como esse processo ocorre:
·
O emissor é aquele que transmite a mensagem
desejada a um ou mais receptores;
· Referente é o tema que será transmitido aos
receptores. Diz respeito ao que será exposto;
·
Código é a forma de como será usado os
sistemas de signos. Exemplo: gestos, língua materna, etc;
· Canal de comunicação é a forma de expressão
da mensagem. Podem ser ondas sonoras como a voz, ondas de rádio entre outros;
· Mensagem é o que será transmitido. Para
alguém tentar passar uma mensagem a outrem é necessário que haja de antemão um
discurso definido no meio em que a mensagem deve ser inserida;
·
Receptor é aquele que absorve e compreende a
mensagem exposta.
Diante disso, observamos que sem a comunicação o homem
moderno não existiria, sendo a mesma pessoal, impessoal, verbal ou não-verbal.
O que importa é a compreensão que podemos ter de mensagens transmitidas por
algum emissor. Assim se faz, no caso, o professor em sala de aula no momento da
transmissão de saberes.
6.
COMSIDERAÇÕES
FINAIS
Para que os meios
tecnológicos sejam utilizados pelos professores os mesmo precisam se
aperfeiçoar e está interligado a essas novas tecnologias, assim cabe ao
educador se inteirar e se adequar a nova demanda educacional, de forma que o
mesmo é, e sempre será um ser pesquisador e inovador, pois a sociedade do saber
requer um novo perfil profissional que se enquadrem as novas ferramentas de
trabalho.
Vivemos
em um mundo extremamente globalizado com muitos meios tecnológicos e os mesmo
estão cada vez mais presentes no mundo educacional, onde os educandos fazem parte
desse processo com isso é necessário que o professor conheça bem as
potencialidades desses materiais, pois eles podem ter um uso bastante extenso,
atendendo à quase todas as disciplinas, em vários aspectos do conhecimento e
ainda usados de acordo com o interesse e a capacidade dos alunos.
O educador diante das tecnologias não pode ter medo ou
ficar preso aos seus métodos e sim utilizá-la com o propósito de melhoras seus
métodos e prender a atenção do aluno para que o mesmo sinta prazer e estudar e
ande junto com o que o mundo tecnológico hoje oferece. Observa-se que a
tecnologia sozinha não surtirá nenhum efeito satisfatório, no entanto a mesma
cria novas situações e possibilidades a serem explorados pelos educadores.
CASTELLS, Manuel. A
Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3, São Paulo: Paz e
terra, 1999, p. 411-439
GATTI, Bemadete. Os
agentes escolares e o computador no ensino. Acesso. São Pauto: FDE/SEE.
Ano 4, dez.93.
MORAN, José Manuel. Novas
tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional.
Rio de Janeiro, vol. 23, n2.126, set. / out.
1995
PILÃO, Jussara Moreira. O
Construtivismo. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno
e Gòmes, A I. Pérez. Compreender e
transformar o ensino. 4ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MERCADO, Luíz Paulo
Leopoldo (org.). Novas Tecnologias na Educação:
Reflexão Sobre a Prática.Maceió: edUFAL,2002.
ANDRADE, Maria
Margarida de; HENRIQUES, Antonio. Língua portuguesa: Noções básicas para cursos superiores. 7. ed. São Paulo: Atlas,
2004.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 24. ed.
Rio de Janeiro: FGV, 2004.
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