domingo, 5 de maio de 2013


A IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO



Carla Cleisse de Santana Vasconcelos[1]
Jéssica Ferreira de Brito[2]
Kátia Vanusa do Nascimento Silva[3]
Marineide Maria da Silva[4]



RESUMO

O presente artigo trata-se das questões voltadas às tecnologias e os benefícios que a mesma traz à Educação, viabilizando alguns aspectos importantes como o facilitamento do ensino e aprendizagem, tendo em vista os principais membros, entrelaçados nesse contexto: o aluno (receptor) e o professor (transmissor). Discute a formação do professor que precisa estar interligado a essa nova realidade a fim de promover situações didáticas positivas. Um dos principais focos deste estudo é verificar a influência do domínio da tecnologia no processo ensino/aprendizagem discutindo as competências necessárias ao educando/docente, focando na velocidade do processamento da informação.


PALAVRA CHAVE: Tecnologias. Professor.Aluno. Ensino-aprendizagem.


1.    INTRODUÇÃO


Sabemos o quanto as tecnologias estão presentes no nosso meio, seja na vida acadêmica ou profissional, desse modo há uma necessidade de se estar ligado a essa nova forma de conhecimento uma vez que, estão cada vez mais evolutivas. Ação cotidiana em sala de aula está cada vez mais sendo modificada, possuindo educandos capazes de processar muito mais informações do que os precedentes por conta das modificações culturais e de pensamento.        
O presente estudo traz algumas considerações da importância que a tecnologia traz a educação, esse meio tecnológico irá ser visto como um método facilitador de ensino e aprendizagem e não como um meio a ser temido como muitos educadores ainda constatam. O desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia é fator importante na globalização das ideias, das experiências aglomeradas durante séculos, uma vez que se produz equipamentos com alta capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando, portanto, de mão de obra qualificada, para operar equipamentos.
Pensadores como Manuel Castells (1999), pondera que a sociedade está passando por uma revolução informacional que pode ser comparada às grandes guinadas da História. Considerando a grande necessidade de conhecimentos tecnológicos do século XXI, cumpre refletir acerca das consequências do domínio ou não de tais conhecimentos na comunidade acadêmica. Mediante os fatos de que a tecnologia está presente em algumas escolas, uma vez que a mesma possui aparelhos de DVD, TV, laboratório de informática entre outros, faz-se necessário uma reflexão sobre a formação do professor com relação ao uso desses meios.

2.    EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA ESCOLA


            Muitos educadores ainda temem essa evolução das tecnologias, pois, para eles esse avanço pode ser uma ameaça no que se diz respeito ao trabalho dos mesmos, no entanto as máquinas não ensinam por si só, se faz necessário um mediador. Desse modo uma parceria deve existir entre o professor e as novas tecnologias de forma que as mesmas venham auxiliá-lo, pois só assim um bom ensino irá acontecer, entretanto, muitas escolas não abusam desse facilitador do ensino e aprendizagem.
            Muitas escolas estão presas aos métodos passados disponibilizando apenas o quadro e o giz como recurso de ensino, esse fator torna-se preocupante uma vez que se buscam escolas que inovem e renovem os meios didáticos e os alunos, sempre com o objetivo de prepará-los para a vida fora da escola. Diante disso a instituição escolar em meio às tecnologias precisa rever alguns conceitos voltados para os alunos, pois se eles forem vistos como meros receptores de conhecimento os métodos utilizados não trarão resultados positivos.
Segundo Gatti (1993) a incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.
             Assim a concepção de ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis -livro didático, giz e quadro, televisão ou computador. A presença desse aparato tecnológico na sala de aula não garante mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores (MORAN, 1995).
             Com os avanços tecnológicos no mundo atual os alunos assimilam e dominam esses recursos com mais facilidade do que os seus descendentes, dessa forma é fundamental que os educadores se adaptem a essa demanda e alcance as expectativas dos educandos.Observamos que há vários elementos para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de forma plausível onde todos devem está entrelaçados.

          
          3 . A EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS EDUCATIVOS


            Nos dias atuais disponibilizamos de varias tecnologias: celular, computador, televisão, câmera digital, projetor, internet entre outros, surgem com intuito de facilitas a vida das pessoas e são elementos que estão a disposição de todos. Mesmo com a aglomeração de recursos tecnológicos os profissionais da educação rejeitam esse método pelo fato de que ainda não estão preparados.
            Quando o quadro negro chegou às escolas era visto como uma ameaça diante dos educadores, pois muitos estavam adaptados a usar a oralidade como transmissão de conhecimentos, instrumento esse utilizados na atualidade. Da mesma maneira que as tecnologias causam desconfortos aos educadores os livros didáticos surtiram esse mesmo efeito, pois pensaram que o mesmo acabaria com os educadores, isso não aconteceu e hoje todos utilizam essa mídia.
            Há pouco tempo atrás às tecnologias na Educação era um sonho e hoje muitas escolas disponibilizam de alguns recursos tecnológicos como: a televisão a cabo, DVD, projetor, computador, internet entre outros, porém em algumas instituições não é utilizado pelo fato de que o professor é desafiado a acompanhar tal evolução. As tecnologias podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, elas ampliam as possibilidades do professor ensinar e o aluno aprender, é um auxílio no processo educativo.
O educador sendo o mediador da situação, de com isso criar situações e utilizar métodos que levem o educando a expor seus conhecimentos adquiridos e vividos de forma prática no seu cotidiano. Pois, segundo Pilão (1998, p.20), “o aluno traz consigo um enorme arsenal de conhecimentos, elaborações, valores, inteligências, adquiridos antes da fase escolar”.  Desse modo, com relação às tecnologias não é diferente, pois os educandos já fazem parte dessa nova ferramenta tecnológica e as trazem para a sala de aula.
Os meios e métodos de ensino que são explorados pelos educadores na sala de aula agem juntos por um único objetivo que é o ato do aprender. A prender a ser é um elemento muito importante que tem como princípio fundamental e que a educação deve contribuir é no desenvolvimento total do indivíduo: espírito, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, isto é:


A aprendizagem significativa, seja por recepção, seja por descoberta, se opõe a aprendizagem mecânico, repetitivo e memorístico. Compreende a aquisição de novos significados. A essência da aprendizagem significativa está em que as ideias expressas simbolicamente se relacionam de maneira não arbitrária, mas substancial com que o aluno já sabe. O material que aprende é potencialmente significativo para ele. (Ausubel in Sacristán e Gómes, op.cit)



A sala de aula é um ambiente primordial onde o docente e o discente se encontra, elabora e praticam suas atividades, visando sempre obter bons resultados com auxílio do material que está presente na vida se não de todos, na maioria, que são as tecnologias, entretanto para atingir um bom resultado em todos esses aspectos é de duma importância que o educador se aproxime cada vez mais desse meio tecnológico, pois muitos docentes estão despreparados e não possuem uma formação continuada.


4.    FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIANTE AS TECNOLOGIAS


            Com os avanços tecnológicos explodindo no nosso meio e cada vez mais nas escolas, uma necessidade surge aos nossos olhares: a imprescindível  especialização dos saberes. Todos buscam por uma educação satisfatória e diferenciada onde vários meios e formas de ensino seja um caminho que nos leve a essa eficácia, diante disso, um novo paradigma está surgindo na educação e o papel do professor às novas tecnologias.
            Vários instrumentos existem e fazem diferença numa exposição de conteúdos na sala de aula e o aperfeiçoamento dos professores nessa área tecnológica é de suma importância, pois desta forma o mesmo poderá tornar cada vez mais dinâmicas e prazerosas suas atividades pedagógicas, cativando os alunos e influenciando-os a buscarem o conhecimento. Com as novas tecnologias os docentes podem desenvolver diversas atividades com interesse didático- pedagógico, nesse contexto o mesmo precisa saber orientar os educandos na utilização e produção dessas informações.
            A sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, ou seja, alguém comprometido com as transformações sociais e políticas, competente de forma que evidencie uma sólida cultua geral que possibilite uma prática interdisciplinar e contextualizada, dominando novas tecnologias, um ser crítico que revele através da sua postura suas convicções, os seus valores.Que seja aberto a mudanças, exigente e interativo.
         Todos esses fatores citados são características imprescindíveis para o perfil do educador, de forma que o processo de formação continuada permite ao professor construir e aperfeiçoar seus conhecimentos em várias áreas entre elas, as tecnologias. Desse modo o docente poderá entender o porquê e como integrar as mesmas na sua prática educacional.
           

      5.    O COMPUTADOR INSERIDO NA SALA DE AULA: Prática Educativa


            Nestas ultimas décadas desabrocharam novos pensamentos e as novas descobertas que trazem uma necessidade de mudança de alguns paradigmas, principalmente no que diz respeito à informática educativa. É uma ferramenta eficaz que auxilia o aluno na aquisição de conhecimentos na troca de informações, como fator de interação e descobertas. Os benefícios da interação da tecnologia são melhores percebidos quando a aprendizagem não é uma simples transferência de fatos de uma pessoa para outra, mas quando o professor tem o objeto do professor é delegar poderes aos alunos como seres pensadores e pessoas capazes de resolver problemas.
            Ao falarmos do computador inserido na escola como um elemento que facilite o ensino/aprendizagem nos traz uma complexidade, pois para que esse instrumento seja utilizado se faz necessário uma preparação dos educadores afim de que eles possam ministrar suas aulas tendo o mesmo como instrumento de apoio. As escolas possuem laboratórios de informática com isso seria interessante que todos os membros da instituição explorassem esse meio com diversas disciplinas e não apenas uma específica.
                Se a tecnologia for aplicada em sala de aula de forma eficaz e não apenas acrescentada, os professores perceberão que mudar de métodos, como acrescentar as tecnologias e outros componentes variados de ensino, notará que os mesmos surtem efeito no processo de ensino, basta apenas criar situações favoráveis. São cada vez mais abrangentes os números das disciplinas científicas, humanas e artísticas que contam com a presença do computados para levar adiante os seus desenvolvimentos atuais.
               Algumas dificuldades são encontradas com relação ao uso do computador em sala de aula e um deles é a falta de professores que saibam usá-lo. Algumas escolas possuem laboratórios de informática, no entanto há essa deficiência na questão do aperfeiçoamento dos educadores. Outra questão vista é a desmotivação de muitos e consequentemente os métodos facilitadores da aprendizagem não são buscados e explorados.
              Para que o computador seja usado em sala de aula de forma satisfatória e agradável, a comunicação é um dos fatores fundamentais nesse processo, pois não existe uma única atividade humana que não exija alguma forma de comunicação. Não há como analisar o mundo moderno sem que façamos uma breve passagem pelos preceitos da comunicação. De acordo com Andrade e Henrique (2004) a comunicação é expor uma mensagem a um indivíduo ou mais.
        Para observamos como esse processo possa acontecer, analisamos o emissor, referente, código, canal de comunicação, mensagem, e receptor. Esses elementos são elementos constituintes da comunicação. Garcia (2004) explica como esse processo ocorre:

·         O emissor é aquele que transmite a mensagem desejada a um ou mais receptores;
·       Referente é o tema que será transmitido aos receptores. Diz respeito ao que será exposto;
·         Código é a forma de como será usado os sistemas de signos. Exemplo: gestos, língua materna, etc;
·    Canal de comunicação é a forma de expressão da mensagem. Podem ser ondas sonoras como a voz, ondas de rádio entre outros;
·    Mensagem é o que será transmitido. Para alguém tentar passar uma mensagem a outrem é necessário que haja de antemão um discurso definido no meio em que a mensagem deve ser inserida;
·         Receptor é aquele que absorve e compreende a mensagem exposta.

             Diante disso, observamos que sem a comunicação o homem moderno não existiria, sendo a mesma pessoal, impessoal, verbal ou não-verbal. O que importa é a compreensão que podemos ter de mensagens transmitidas por algum emissor. Assim se faz, no caso, o professor em sala de aula no momento da transmissão de saberes.


       6.    COMSIDERAÇÕES FINAIS


            De acordo com a pesquisa realizada notamos a importância de se ter tecnologia junto à educação, onde todos buscam melhorias e aperfeiçoamentos na mesma, desse modo à tecnologia desencadeia alguns paradigmas que impedem o aperfeiçoamento dos educadores.
            Para que os meios tecnológicos sejam utilizados pelos professores os mesmo precisam se aperfeiçoar e está interligado a essas novas tecnologias, assim cabe ao educador se inteirar e se adequar a nova demanda educacional, de forma que o mesmo é, e sempre será um ser pesquisador e inovador, pois a sociedade do saber requer um novo perfil profissional que se enquadrem as novas ferramentas de trabalho.
            Vivemos em um mundo extremamente globalizado com muitos meios tecnológicos e os mesmo estão cada vez mais presentes no mundo educacional, onde os educandos fazem parte desse processo com isso é necessário que o professor conheça bem as potencialidades desses materiais, pois eles podem ter um uso bastante extenso, atendendo à quase todas as disciplinas, em vários aspectos do conhecimento e ainda usados de acordo com o interesse e a capacidade dos alunos.
           O educador diante das tecnologias não pode ter medo ou ficar preso aos seus métodos e sim utilizá-la com o propósito de melhoras seus métodos e prender a atenção do aluno para que o mesmo sinta prazer e estudar e ande junto com o que o mundo tecnológico hoje oferece. Observa-se que a tecnologia sozinha não surtirá nenhum efeito satisfatório, no entanto a mesma cria novas situações e possibilidades a serem explorados pelos educadores.



7.    REFERÊNCIAS


CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3, São Paulo: Paz e terra, 1999, p. 411-439

GATTI, Bemadete. Os agentes escolares e o computador no ensino. Acesso. São Pauto: FDE/SEE. Ano 4, dez.93.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n2.126, set. / out. 1995

PILÃO, Jussara Moreira. O Construtivismo. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno e Gòmes, A I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MERCADO, Luíz Paulo Leopoldo (org.). Novas Tecnologias na Educação: Reflexão Sobre a Prática.Maceió: edUFAL,2002.

ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antonio. Língua portuguesa: Noções básicas para cursos superiores. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 24. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.




[1]Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (carla_mel_16@hotmail.com)
[2]Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (Jessica_brits@hotmail.com)
[3]Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período
[4]Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (marineide.silva@ymail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário