A REALIDADE DO PROFESSOR FRENTE ÀS
TECNOLOGIAS
Angélica Maria dos Santos[1]
Fransuelen Lucas da Silva[2]
Letícia Renata Correia da
Silva[3]
Lorenna Raffaela G. da Silva
Lima[4]
RESUMO
Os profissionais da educação devem está aptos
a inserirem em sua metodologia de ensino, recursos tecnológicos, o artigo em si
indaga a importância da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem. Esses
recursos já fazem parte do dia-a-dia dos educandos, os professores necessitam
qualificar-se para facilitar o uso desses instrumentos, adaptando-os em suas
aulas. A tecnologia vem avançando aceleradamente, é necessário acompanhar o seu
ritmo e, a saber, usufruir dessa expansão vasta de informações que fazem parte
do nosso cotidiano.
Palavras-chaves:
Tecnologia, Ensino/aprendizagem e Professor.
1.
INTRODUÇÃO
As
tecnologias são verdadeiras extensões dos homens, a sua utilidade deve está
direcionada a um sentido construtivo. A escola é um espaço que deve está aberto
para esses avanços tecnológicos, proporcionando ao aluno uma nova forma de
pensar e de como essas ferramentas podem ajuda-los a se desenvolverem,
inserindo-os na sociedade contemporânea. A mesma é exigente e requer
profissionais que tenham domínio sobre o
lado tecnológico de seu ambiente de trabalho, o educador pode ser um intermédio
nesse processo de qualificação.
2.
OLHARES
O
trabalho com os dispositivos tecnológicos requer estratégias até então
desconhecidas no espaço pedagógico, dessa forma, objetivos métodos e conteúdos
devem ser repensados para contemplar uma oportunidade de ampliação do processo
didático.
Segundo
Luiz Paes Carlos, " a utilização dessas tecnologias na educação não é a
valorização do exercício de repetição ou de tarefas automatizadas, mas como um
dos desafios da era da informática na educação".
Hoje
muitas escolas estão se adaptando a tecnologia, com salas contendo
computadores, data show, TV, DVD e entre outros recursos que instigam e motivam
o ensino em sala de aula, infelizmente os professores se encontram
despreparados, mesmo com tecnologias de ponta e os investimentos, as mudanças
na educação dependem mais do que das novas tecnologias, elas são um suporte
importante mas precisam de educadores entusiasmados, preparados, abertos, que
saibam motivar e dialogar, interagindo com seus educandos.
É um
desafio para nós educadores ter clareza das possibilidades que a tecnologia oferece
planejar situações que potencializem a aprendizagem, para que a tecnologia
tenha sentido ela deve está integrada ao PPP (Projeto Político Pedagógico) com
o propósito de servir como mais uma maneira de explorar o mundo e se expressar.
Françoise
Trapenard indaga que "o uso da tecnologia na sala de aula é um desafio, já que
ela traz novos elementos, altera dinâmicas sociais e criam uma relação de maior
diálogo entre professor e aluno". A inovação surge a onde existe uma vontade de
experimentar, pois estamos em um momento de pioneirismo, em que a utilização
dos recursos tecnológicos na prática da educação não está consolidada.
É
notável que a tecnologia ainda está se consolidando na vida do homem, é preciso
de adaptação, de pessoas que incentivem
e ajude os demais a reconhecerem sua importância e a trabalharem essa dificuldade que se coloca diante do
manuseio desses recursos modernos e necessários.
O
que falta ao professor para que se sinta seguro para utilizar a tecnologia?
Falta desarmar-se da mentalidade de que ele precisa saber tudo, o não saber
nada é natural quando temos que ensinar.
A
educação em sala de aula é uma troca, professor e aluno aprendem juntos, não há
o que temer. Mas é preciso que o educador, busque outros recursos fora de seu
ambiente escolar que o ajude nessa tarefa, o que não pode é se limitar e
estacionar, sendo pessimista convicto de que é difícil demais. É importante ter
autoestima para que os alunos sintam que podem aprender. A tecnologia veio com
intuito de favorecer, usada de forma positiva será um fator determinante na
formação profissional do educando.
3.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Diante
do que foi abordado, não há como separar a tecnologia e suas estreitas relações
com a educação, ambas precisam caminhar juntas, pois para a tecnologia fazer
efeito é necessário que ela esteja inserida no meio educacional. Será cada vez
mais valorizada a capacidade de fazer conexões e transformar informações em
conhecimento, o educador deve ter noção dessa importância, pois ele vai nortear
o aluno para as novas descobertas e avanços relacionados à tecnologia.
4.
REFERÊNCIAS
MANUEL, José Moran. A integração das tecnologias na educação. Disponível em:<www.ecausp.br/moran/integracao.htm>
Acessado em: 03.05.2013.
GOULART, Nathália. Desafio aos professores: aliar tecnologia e
educação. Disponível em:
<veja.abril.com.br/noticia/educação/desafio-aos-professores-alias-tecnologia-educacao>
Acessado em: 03.05.2013.
CRISTINA, Helena
Ruiz. Recursos Tecnológicos. Nova
Escola- Gestão Escolar. São Paulo, SP, ano IV, Nº 22, p. 33, Outubro/Novembro 2012.
TRAPENARD, Françoise.
Inovação a favor da Educação.
Estudos e Pesquisas educacionais. São Paulo, SP, Edição Especial, Nº 14, p.3 e
19, Outubro 2012.
PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da
informática/ Luiz Carlos Pais. _.Belo Horizonte, 2002, p. 168.
________________________
[1] Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL,
cursando o 3º período (angelicasantos13@hotmail.com)
[2] Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL,
cursando o 3º período (franslcsilva@hotmail.com)
[4] Acadêmica
do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (lorennalindy@hotmail.com)
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