segunda-feira, 6 de maio de 2013



A REALIDADE DO PROFESSOR FRENTE ÀS TECNOLOGIAS

Angélica Maria dos Santos[1]
Fransuelen Lucas da Silva[2]
Letícia Renata Correia da Silva[3]
Lorenna Raffaela G. da Silva Lima[4]

RESUMO
 Os profissionais da educação devem está aptos a inserirem em sua metodologia de ensino, recursos tecnológicos, o artigo em si indaga a importância da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem. Esses recursos já fazem parte do dia-a-dia dos educandos, os professores necessitam qualificar-se para facilitar o uso desses instrumentos, adaptando-os em suas aulas. A tecnologia vem avançando aceleradamente, é necessário acompanhar o seu ritmo e, a saber, usufruir dessa expansão vasta de informações que fazem parte do nosso cotidiano.
Palavras-chaves: Tecnologia, Ensino/aprendizagem e Professor.

1.    INTRODUÇÃO
As tecnologias são verdadeiras extensões dos homens, a sua utilidade deve está direcionada a um sentido construtivo. A escola é um espaço que deve está aberto para esses avanços tecnológicos, proporcionando ao aluno uma nova forma de pensar e de como essas ferramentas podem ajuda-los a se desenvolverem, inserindo-os na sociedade contemporânea. A mesma é exigente e requer profissionais  que tenham domínio sobre o lado tecnológico de seu ambiente de trabalho, o educador pode ser um intermédio nesse processo de qualificação.
2.    OLHARES
O trabalho com os dispositivos tecnológicos requer estratégias até então desconhecidas no espaço pedagógico, dessa forma, objetivos métodos e conteúdos devem ser repensados para contemplar uma oportunidade de ampliação do processo didático.
Segundo Luiz Paes Carlos, " a utilização dessas tecnologias na educação não é a valorização do exercício de repetição ou de tarefas automatizadas, mas como um dos desafios da era da informática na educação".
Hoje muitas escolas estão se adaptando a tecnologia, com salas contendo computadores, data show, TV, DVD e entre outros recursos que instigam e motivam o ensino em sala de aula, infelizmente os professores se encontram despreparados, mesmo com tecnologias de ponta e os investimentos, as mudanças na educação dependem mais do que das novas tecnologias, elas são um suporte importante mas precisam de educadores entusiasmados, preparados, abertos, que saibam motivar e dialogar, interagindo com seus educandos.
É um desafio para nós educadores ter clareza das possibilidades que a tecnologia oferece planejar situações que potencializem a aprendizagem, para que a tecnologia tenha sentido ela deve está integrada ao PPP (Projeto Político Pedagógico) com o propósito de servir como mais uma maneira de explorar o mundo e se expressar.
Françoise Trapenard indaga que "o uso da tecnologia na sala de aula é um desafio, já que ela traz novos elementos, altera dinâmicas sociais e criam uma relação de maior diálogo entre professor e aluno". A inovação surge a onde existe uma vontade de experimentar, pois estamos em um momento de pioneirismo, em que a utilização dos recursos tecnológicos na prática da educação não está consolidada.
É notável que a tecnologia ainda está se consolidando na vida do homem, é preciso de adaptação, de pessoas que incentivem  e ajude os demais a reconhecerem sua importância e a trabalharem  essa dificuldade que se coloca diante do manuseio desses recursos modernos e necessários.
O que falta ao professor para que se sinta seguro para utilizar a tecnologia? Falta desarmar-se da mentalidade de que ele precisa saber tudo, o não saber nada é natural quando temos que ensinar.
A educação em sala de aula é uma troca, professor e aluno aprendem juntos, não há o que temer. Mas é preciso que o educador, busque outros recursos fora de seu ambiente escolar que o ajude nessa tarefa, o que não pode é se limitar e estacionar, sendo pessimista convicto de que é difícil demais. É importante ter autoestima para que os alunos sintam que podem aprender. A tecnologia veio com intuito de favorecer, usada de forma positiva será um fator determinante na formação profissional do educando.

3.    CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do que foi abordado, não há como separar a tecnologia e suas estreitas relações com a educação, ambas precisam caminhar juntas, pois para a tecnologia fazer efeito é necessário que ela esteja inserida no meio educacional. Será cada vez mais valorizada a capacidade de fazer conexões e transformar informações em conhecimento, o educador deve ter noção dessa importância, pois ele vai nortear o aluno para as novas descobertas e avanços relacionados à tecnologia.

4.    REFERÊNCIAS
MANUEL, José Moran. A integração das tecnologias na educação.  Disponível em:<www.ecausp.br/moran/integracao.htm> Acessado em: 03.05.2013.
GOULART, Nathália. Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação. Disponível em: <veja.abril.com.br/noticia/educação/desafio-aos-professores-alias-tecnologia-educacao> Acessado  em: 03.05.2013.
CRISTINA, Helena Ruiz. Recursos Tecnológicos. Nova Escola- Gestão Escolar. São Paulo, SP, ano IV, Nº 22, p. 33,  Outubro/Novembro 2012.
TRAPENARD, Françoise. Inovação a favor da Educação. Estudos e Pesquisas educacionais. São Paulo, SP, Edição Especial, Nº 14, p.3 e 19,  Outubro 2012.
PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática/ Luiz Carlos Pais. _.Belo Horizonte, 2002, p. 168.
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[1] Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (angelicasantos13@hotmail.com)
[2] Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (franslcsilva@hotmail.com)
[3] Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (let_renata@hotmail.com)
[4] Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAMASUL, cursando o 3º período (lorennalindy@hotmail.com)


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