Tecnologia na Escola:
Adaptando-se a essa fera
Althaysy Natina da Silva
Ataide¹
Fabiana Braga da Silva²
Maria Cláudia da Silva Bezerra³
Maria Josineide da Silva Alves4
Marcia Santana Santos5
Suzana Lindoso Xavier6
Fabiana Braga da Silva²
Maria Cláudia da Silva Bezerra³
Maria Josineide da Silva Alves4
Marcia Santana Santos5
Suzana Lindoso Xavier6
RESUMO
A exposição deste trabalho tem como meta mostrar a
importância e o avanço da tecnologia como um recurso presente no dia-a-dia do
indivíduo (professor e aluno). A mesma está evoluindo a cada momento de forma
rápida e eficaz, trazendo vários benefícios para a vida pessoal e profissional,
ao mesmo tempo em que questiona como a escola vem assimilando essa
evolução tecnológica. A escola tem como foco, preparar o aluno para o uso do
computador, como uma ferramenta importante na construção do conhecimento, sendo
que essa preparação trás benefícios na própria estrutura da aula podendo em
alguns momentos substituir um livro didático, uma aula expositiva, por um site,
ou atividade que desperte uma aprendizagem significativa fazendo com que o
aluno perceba a importância da utilização deste meio como um instrumento
fundamental no seu aprendizado, uma vez que é importante lembrar que o
professor não perde a sua função na vida do aluno, e sim, faz uma ligação entre
o aluno e a tecnologia. Mas é preciso que os educadores fiquem atentos para
essas mudanças, procurando sempre aprimorar seus conhecimentos para fazer um
uso significativo dessa ferramenta. Não se trata apenas de uma novidade e sim
de uma fera das redes sociais e que é necessário adaptar-se.
Palavras-chaves: Tecnologia; computador; professor/aluno.
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que com o avanço tecnológico surge a
necessidade de aperfeiçoamento das habilidades e conhecimento para a utilização
do computador na escola. Dizer ao educando que ele pertence a um mundo
tecnológico não seria a melhor maneira de fazê-lo compreender tal mudança, pois
de certa forma fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais
coisa como: “Não ponha a mão no botão... vai quebrar a TV”, hoje sem dúvida as
crianças estão cada vez mais cedo, despertando essa curiosidade de ver, mexer,
saber pra que serve coisas que aos seus olhos pareça interessante. Adaptar-se
ao computador de certa forma não será tarefa difícil. No entanto é necessário
que haja uma preparação por parte do professor para esta atualizado, com o intuito
de fornecer as ferramentas necessárias para transmitir o conhecimento das novas
tecnologias para seus alunos, para que os mesmos comecem a interagir nesse
meio, utilizando de maneira beneficente para ajudá-lo a produzir seu
conhecimento.
2. OLHARES
A escola, enquanto
instituição social é convocada a atender de modo satisfatório as exigências da
modernidade. Se estivermos presenciando estas inovações da tecnologia é de
fundamental importância que a escola aprenda os conhecimentos referentes a elas
para poder repassá-los a sua clientela; pois, é preciso que a escola propicie
esses conhecimentos e habilidades necessários ao educando para que ele exerça
integralmente a sua cidadania. Essa
tecnologia na área da educação é significativa, pois ela ajuda tanto o aluno na
construção da aprendizagem do seu conhecimento, como o professor na sua
atualização profissional. Segundo,
ALMEIDA (2001); MERCADO (2002); MORAES (2000).
... As potencialidades da área de informática, concordando que os computadores podem favorecer sobremaneira ao processo de educação escolar.
Quando se trata,
do uso de computadores como ferramentas auxiliares do processo
ensino/aprendizagem, há uma complexidade maior para a sua operacionalização,
pois, para que seus recursos possam ser amplamente utilizados, faz-se
necessário que todo corpo docente seja capacitado, e, além disso, as escolas
tenham uma organização para utilização de laboratórios de informática
disponibilizando horários e recursos para o trabalho de diversas disciplinas. Antigamente,
usava-se apenas a voz. Sócrates, talvez, seja o maior educador que se valeu
exclusivamente de sua voz para educar. Ele chegou até mesmo a criticar o uso de
materiais escritos (textos) na educação: Segundo ele, textos, além de
enfraquecer nossa memória, não permitem a interação e o diálogo que, para ele
era essencial na educação. Apesar da oposição de Sócrates, as tecnologias
envolvidas na preparação de materiais escritos entraram, e entraram para ficar,
na educação.
Adaptar-se
ao mundo da tecnologia é está interagindo com as redes sócias que será a nova
fonte de trabalho e os alunos precisam se envolver e atualizar-se com este meio
e com certeza a escola é o melhor ambiente para da iniciativa a esse processo educacional,
pois o mau uso desta ferramenta poderá acarreta desestruturação no processo
ensino aprendizagem tanto do professor quanto do aluno, viabilizar meios de
utilização desses métodos é sumamente indesatável.
3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Educação é a principal arma de estudo, portanto faz-se
necessário usa-la da melhor forma. A tecnologia não deve substituir a essência
da aprendizagem, mas ser um suporte a mais nesta jornada nas redes sociais.
Devemos aproveitar o máximo o ambiente escolar e usar o computador para
desenvolver nossas habilidades e compreende-la de forma positiva e
satisfatória. Precisamos este atualizado sempre, pois a ferramenta que iremos utilizar
é o computador e saber manusear esta fera é um desafio.
4. REFERÊNCIAS
Kawamura, Lili. (Novas tecnologias e educação), 2009.
Kawamura, Lili. (Novas tecnologias e educação), 2009.
Chave,Eduardo. (A tecnologia na educação).2004.
RAGAZZI,VIVIAN.Tecnologia na escola: um sonho possível,2005.
TAVARES,ALEXANDRE.Tecnologia na escola, problema ou solução?
Fabiana Braga da Silva² curso de pedagogia FAMASUL (fabianabragabatista@hotmail.com)
Maria Cláudia da Silva Bezerra³ curso de pedagogia FAMASUL
Maria Josineide da Silva Alves4 curso de pedagogia FAMASUL
Marcia Santana Santos5 curso de pedagogia FAMASUL
Suzana Lindoso Xavier61 curso
de pedagogia FAMASUL
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