A importância de se Utilizar a Tecnologia
na Educação
Jessica Barros[1]
Lucenir Maria[2]
Flávia Gomes[3]
Maria Inês[4]
Rosângela Santos[5]
Sandra Ferreira[6]
RESUMO
O
sistema tecnológico tem se expandido de maneira assustadora, hoje é
praticamente impossível viver sem a utilização do computador. O uso da
tecnologia da informática se faz cada vez mais necessário na vida de todo o individuo
principalmente no campo educacional. As novas tecnologias da possibilidade e
ajuda o educador a inovar suas aulas através do retroprojetor, e do data show,
o professor pode transmitir sua aulas sem precisar está escrevendo em sala de
aula, com a tecnologia o professor ganha mais tempo para debater os conteúdos
abordados com seus alunos.
Palavras
Chave: Tecnologia, Educação, Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que é de suma importância o conhecimento
tecnológico, porem nem todos sabem utilizar essas ferramentas, muitos
professores ainda são totalmente leigos na área da informática, o que dificulta
muito o trabalho, pois o computador é uma ferramenta riquíssima que auxilia no
processo de ensino e aprendizagem. È importante que seja elaborado projetos
para capacitar os professores tanto da rede municipal quanto estadual para que
eles saibam lidar com a informática, pois é necessário que todos tenham
conhecimentos e acompanhe a evolução das novas tecnologias.
Vivemos em uma época de ênfase na informática e
todos educadores precisam estar inseridos neste contexto social para que possam
auxiliar seus educando a se desenvolver na área.
DISCURSSÃO
DAS IDEIAS
Pode-se perceber que as novas tecnologias vêm nos
permitir e ampliar o nosso campo de conhecimento em relação ao conceito de
aula, espaço e tempo, mas não resolvem questões de fundo. As tecnologias por si
só, não serão responsáveis pela transformação do mundo e a sociedade.
O papel do educador passou a ser modificado a partir
do momento em que o educando tem acesso mais fácil a uma quantidade de
informações, e que a missão do educador é organizar e discutir através da
mediação entre o professor e aluno. Neste contexto o educador para acompanhar a
audácia dos aprendizes na era digital, precisa rever seus conceitos
pedagógicos, transformando-se em um assíduo pesquisador virtual.
....excesso
nas mídias, onde as performances tecnológicas e o consumo de informação
submergem, “anestesiam” a capacidade de análise dessa informação e de reflexão
tanto individual quanto social. Saturação e superabundância ameaçam o navegador
da Internet que, como certas pesquisas mostram, não tira partido das riquezas
de informação pertinente, não estando formado para ir diretamente ao essencial.
(Marchessou, 1997:15).
Computadores
e demais materiais tecnológicos na sociedade em que vivemos, ao contrário do
passado que era visto como itens exclusivos apenas para especialistas, hoje são
visto como bens necessários dentro do ambiente familiar e educacional, saber
opera-los tornou-se de extrema necessidade caso contrário estaríamos fora de
uma nova cultura e de novos benefícios que a tecnologia tende a nos oferecer.
Assim
como os demais campos do saber humano, o conhecimento sobre as novas
tecnologias deve esta relacionado ao nosso meio, um mundo novo como uma nova
linguagem, um elemento de comunicação rápido e muito eficaz não podemos ignorar
os acontecimentos e muito menos nos distanciar deles, precisamos considerar as
novas mudanças no debate e na prática educacional.
“em sociedades com desigualdades sociais como
a brasileira, a escola deve passar a ter, também, a função de facilitar o
acesso das comunidades carentes às novas tecnologias” (Pretto, 1999:104).
Nossa
sociedade possui características muito profundas de desigualdades e a escola
pública torna-se a única fonte de acesso para as crianças que são filhos de
classe mais carente as informações e os novos recursos tecnológicos. Para
escola torna-se necessário resgatar sua função primordial que é a de formar
cidadão critico para uma sociedade que vive em plena transformação e os
trabalhos passam a assumir um novo conceito que é o trabalho informatizado,
acompanhado de novos recursos que beneficiam os que interagem com o mesmo.
Com
muito mais poder persuasivo do que a filosofia de um pensador até mesmo tão radical como Dewey, a
Informática, em todas as suas diversas manifestações, está oferecendo aos
Inovadores novas oportunidades para criar alternativas. A pergunta que
permanece é: estas alternativas serão criadas democraticamente? Em essência, a
educação pública mostrará o caminho ou, como na maioria das coisas, a mudança
primeiro melhorará as vidas dos filhos dos ricos e poderosos e apenas
lentamente e com um certo grau de esforço entrará nas vidas dos filhos do resto
de nós? (Papert, 1994: 13).
Abordagens
como esta vêm exigir uma reflexão no papel da escola em um momento histórico
pelo qual estamos vivenciando onde as novas tecnologias não podem transforma-se
em um mero instrumento de educação arcaica. É necessário ressaltar que se
necessita da contribuição dos principais agentes responsáveis para esta
inclusão que são os educadores, os mesmos necessitam de uma boa formação para
enfrentar esses desafios que se torna essencial para estabelecer um elo de
informações dentro e fora da instituição educacional.
Hoje
o educador passa ser visto como mediador participativo que interage e incentiva
o educando a esta sempre atualizado, o que diferencia das épocas anteriores que
tinha a missão de apenas transmitir seus conhecimentos.
Entende-se
que diante das novas tecnologias, o educador tem a possibilidade de usufruir
desses recursos, para torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas, pois
o uso da tecnologia tornou-se indispensável, tanto na sala de aula, como fora
dela, ajudando a aprimorar e ampliar os conhecimentos dos educando e dos
educadores, além de ajudar na construção de conhecimento e também como meio de
comunicação, mas, infelizmente é notável à resistência de alguns educadores, em
apropriar-se desses recursos, talvez por não perceber que a tecnologia é um dos
meios mais eficazes no desenvolvimento do ensino-aprendizado.
Desta
forma é necessário que os educadores estejam aptos aos novos recursos
tecnológicos, buscando sempre estarem qualificados aos novos métodos
tecnológicos.
REFERÊNCIAS
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola
na era da
informática.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PRETTO, Nelson de Luca
(org.). Globalização & organização:
mercado de
trabalho,
tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade
planetária.
Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MARCHESSOU, François. Estratégias, Contextos, Instrumentos,
Fórmulas: a
contribuição
da tecnologia educativa ao Ensino Aberto e à Distância.
Revista
Tecnologia Educacional
– V. 25 (139), Nov./Dez. 1997 – p. 6 a 15.
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