sábado, 4 de maio de 2013


 A IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR
 
A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

 

 

Eunice Maria Pinho 1

Hercília Farlinne de Lima Soares 2

Lívia de Mendonça Santos 3

Maria Célia Felipe 4

Shirlene Maria da Silva  5

  1. RESUMO
     

                A globalização desencadeou o avanço tecnológico em nosso país, após tamanho desenvolvimento tornou-se uma necessidade social a utilização dos meios eletrônicos e midiáticos. Na área educacional, o uso de meios tecnológicos é cada vez mais comum, portanto cabe aos professores aperfeiçoarem-se para utilizar tais métodos em suas aulas expositivas. Empregar estes subsídios em sala de aula na atualidade, ajuda a prender a atenção do educando, motivando-o a buscar novas fontes para enriquecer o aprendizado adquirido na escola. Detendo-nos ao uso de slides, verificamos que este item tecnológico é bastante utilizado por docentes e discentes para explanar aulas e apresentar projetos. Os slides favorecem a explicação do conteúdo, envolvem a turma e clareia a real importância do assunto estudado. O data show, já faz parte do ambiente escolar em municípios sub- desenvolvidos, vislumbra o uso de imagens e vem trazendo a tecnologia para o dia-a-dia acadêmico, favorecendo o enlace entre a realidade e a novidade para os alunos. Conforme o artigo 205 da Constituição Federal, “A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, sendo assim, o uso da tecnologia na educação é de extrema importância, torna-se um mecanismo que conecta o discente ajudando no seu desenvolvimento para um futuro ainda mais globalizado.

Palavras-chave: Globalização, Tecnologia, Utilização.

_______________________________________

1 Acadêmica do curso de Pedagogia, FAMASUL, cursando 3º período (nice.larinha1@hotmail.com).

2 Acadêmica do curso de Pedagogia, FAMASUL, cursando 3º período (farlinda@live.com).

3 Acadêmica do curso de Pedagogia, FAMASUL, cursando 3º período (livia_s.r@hotmail.com).

4 Acadêmica do curso de Pedagogia, FAMASUL, cursando 3º período.

5 Acadêmica do curso de Pedagogia, FAMASUL, cursando 3º período.
 
 
 
 
 
 
2. INTRODUÇÃO

               A tecnologia é inerente no século XXI, o mundo esta gradativamente evoluindo no meio tecnológico, aparelhos digitais estão ficando mais acessíveis. No ambiente escolar estes instrumentos estão ganhando espaço, utiliza-se: TV, transparências coloridas, data shows, not books, entre outros. O uso destes subsídios chama a atenção dos discentes e através de imagens que os docentes utilizam o ensino-aprendizagem está mais eficaz, o assunto flui como maior facilidade, acontecendo assim, à interação em sala de aula. 
 
               Na atualidade, a interatividade é um vinculo de motivação e afetividade entre educando e educadores, verdadeiramente ainda há muito ao que se alcançar, referindo-se a educação tecnológica, o nosso país esta dando os primeiros passos em direção a um caminho árduo, pois as dificuldades existem. Os discentes que são os mais beneficiados e prejudicados nesta questão, em sua maioria não possuem um poder aquisitivo, para ficar hábil a utilização deste mecanismo digital. O governo federal está tentando sanar este problema, disponibilizando net books nos colégios de municípios subdesenvolvidos, porém é necessário um treinamento prévio, para ensinar os discentes a utilizar este instrumento corretamente.
 
                Antigamente, utilizavam-se cartazes artesanais (cartolina, lápis de escrita grossa e figuras recortadas de revistas ou jornais), para apresentar seminários, atualmente usamos o trio tecnológico no show de slides (not book, pendrive e data show). Está nova maneira de apresentação é comum na universidade e rapidamente começa a ser utilizada no ensino médio por discentes e no ensino fundamental por docentes, desencadeado a busca por acessórios digitais nas crianças.
 
3.  METODOLOGIA


               Para desenvolvermos este artigo, pesquisamos conteúdos semelhantes ao tema pré-definido por nossa educadora, fato que nos fez utilizar mais um meio eletrônico, buscamos com auxilio do Google (site de pesquisa mais visualizado no Brasil) na internet, acessamos artigos escritos por pesquisadores requisitados. Após, pesquisa e leitura de sites que relatam a importância da tecnologia na educação, analisamos e discutimos a relevância central de tamanho avanço tecnológico em nosso meio de estudo.
 
4. ANALISE DO CONTEÚDO

 Constatamos  que com a  utilização de subsídios  tecnológicos  nas escolas, o avanço no ensino-aprendizagem é notório, como dito anteriormente os discentes são mais prestativos a aula, compreendem melhor o conteúdo exposto através das imagens, mas verificamos também a real necessidade de capacitar os docentes para o emprego correto destes acessórios.


“A sociedade está passando por uma revolução informacional que pode ser comparada as grandes guerras da História, considerando a grande necessidade de conhecimentos tecnológicos do século XXI [...] faz-se refletir sobre a formação do educador frente a esses equipamentos”.                                                                                                                       Manuel Castells* (1999)


Por isso, faz-se necessário um curso preparatório para os educadores compreenderem a importância destes equipamentos e como utiliza-los corretamente, passando para o educando uma visão ampla de um mundo que respira a globalização. Deste modo, os docentes inovarão sempre seus conhecimentos e despertarão o interesse dos discentes para a boa manipulação desses aparelhos.

                Não se devem usar estes equipamentos simplesmente para mascarar o ensino tradicional, mas sim para soltar a imaginação dos discentes e para abrilhantar a capacidade de criação de maneiras mais estimulantes de ensino no docente. Norteando uma troca de informações na relação professor-aluno, possibilitando uma aula dinâmica e diversificada quando necessário.

"A Educação realizada na sala de aula deve se basear numa prática que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno e não restringir a recursos ultrapassados que em nada contribuem para que isso ocorra. Os slides podem ajudar na efetivação desses objetivos concretos da dinâmica educacional".                                            
Fonte: http://www.slideshare.net/BROCHAP/slides-em-sala-de-aula
   
                Os slides nas apresentações servem para enriquecer o teor do que esta sendo apresentado, tanto para os palestrantes como para os que estão visualizando o conteúdo, fica mais cômoda a apreciação. No entanto, não se deve apenas vincular os estudos a estes métodos, pois os mesmos são falhos, por necessitarem de ajustes sempre é preciso um plano “B”.



___________

(*) Manuel Castells (Hellín, 1942) é um sociólogo espanhol. Entre 1967 e 1979 lecionou na Universidade de Paris.

 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 

Ressaltamos que a importância de se utilizar a tecnologia na educação é evidente, mas infelizmente ainda não um padrão. O Brasil é um país repleto de desigualdades sociais e permeia a busca por um patamar. Portanto, cabe ao governo e a sociedade a constante procura por um desenvolvimento mais igualitário para desencadear possibilidades para uma informatização plena.

                Utilizamos categoricamente subsídios tecnológicos para aperfeiçoar nossas construções, buscamos constantemente estarmos atualizados para acompanharmos tamanhos avanços, apesar das dificuldades somos persistentes e prosseguimos a caminhada trilhando este árduo caminho, valorizando a importância de se utilizar a tecnologia na educação.

 

Referências:


CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura,vol3.

MAINART, Domingos de A. Santos, Ciro. M, Faculdade Presidente Antonio Carlos, Universidade Federal Murici; A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.


Constituição Federal, Art. 205.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário