O computador aliado à internet como meio
tecnológico para o ensino aprendizagem
Maria Iriane Pereira de Freitas¹
Maria José de Moura Gomes
Monikelvia
Roberta Nunes dos Santos
Nadijane
Maria Silva de Lima
Silvânia
Patricia de Lima
Tereza
Cristina de Lima
RESUMO
Atualmente, com o avanço da tecnologia no
mundo tecnológico surge o computador aliada a internet como ferramentas de
ensino e aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de destacar a
importância do computador como meio tecnológico, assim como analisar as
questões onde a internet relaciona com a prática de ensino-aprendizagem. Asua importância
para o profissional da educação assim
como a visão sistematizada dos desafios que a educação enfrenta, quando precisa
redefinir suas funções, formas de organização e valores, face às transformações
tecnológicas e aos recursos disponíveis na Internet em busca de troca de informações
facilitando o planejamento pedagógico. Para a educação, o uso do computador e
Internet torna-se uma excelente ferramenta para o ensino, tanto pelo que já
representa em termos de recursos, quanto por seu imenso potencial a ser ainda
explorado e faz necessário a utilização daInternet no processo educativo como um
recurso que, além de facilitarar trocas de informações, auxilia no
desenvolvimento intelectual do conhecimento e na comunicação entre os seres
humanos, constituindo-se,assim, em um recurso de grande importância tanto para
o presente quanto para o futuro.
Palavras-Chaves: Tecnologia. Aprendizado. Educação.
INTRODUÇÃO
Este
artigo tem por objetivo, focar o uso do computador como meio tecnológico no ambiente
escolar e o avanço tecnológico que surgiu com a chegada do computador
aliado a internet. Como a educação pegou carona no mundo digital usando a
tecnologia ao seu favor, aperfeiçoando e aplicando os recursos e ferramentas na
melhoria de sua qualidade, servindo-se dessa estrutura para facilitar o estudo
e aprofundamento das pesquisas de forma a criar conhecimento. Que, facilitam
e completam a eficácia do ensino-aprendizagem nos processos educativos atuais. Atualmente, com o avanço da tecnologia e o
crescente desenvolvimento mundial o uso do computador surge como alternativas
para o aprimoramento e a implantação de novas técnicas na educação.A partir
desse recurso tecnológico com ampla forma de aproveitamento para o ensino
aprendizagem,as tecnologias antigas aliadas às novas também
contribuem para aquisição e melhorias da dificuldade de aprendizagem e não devem
ser deixadas de lado e sim readaptadas com imagens positivas e relevantes.
Deixando de lado as aulas monótonas
onde o aluno não se sente atraído para aprender por ser um ser social que
convive em uma sociedade tecnológica empleno desenvolvimento, o professor deve
buscar meios para aprender a lidar com essa tecnologia que é tão presente na
vida de seus alunos. A partir do computador o professor pode fazer uso de outro
recurso como Datashow, trazendo para sala de aula slide e vídeos onde não é necessário
o uso do quadro e giz, prendendo a atenção do aluno para as atividadespropostas.Moraes
(1997, p.27) afirma que:
”Para educar na era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é
necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos
conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e
congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo”. (MORAES, 1997.
P.27)
-------------------------------------------
1licenciandas
em pedagogia, cursando o 3o período em 2013.1.
A Internet encontra-se bastante difundida no
contexto mundial e possui um caráter educador muito forte, a utilização de seus
recursos passa a ser quase uma consequência de suas principais características.
Com a expansão da Internet em escala mundial, passou-se analisar o potencial de
seus recursos para o enriquecimento das técnicas educacionais conhecidas ate o
momento. Devido à facilidadede acesso a rede e a ampla distribuição de
computadores nos centros educacionaise instituições de ensino, à possibilidade
de usufruir dos seus recursos, com objetivo de melhorar o ensino, pois e a
partir desses recursos que o aluno pode fazer sua pesquisa escolar, estudar
novos cursos,o professor pode manter em contato com seu aluno mesmo fora de sala
de aula tornando o processo ensino aprendizagem de forma continua.As características
dos diversos recursos da Internet são absolutamente interessantes para a educação
e a utilização destestorna-a mais dinâmica e atual. Os recursos que a Internet
oferece podem ser utilizados de varias maneiras, dependendo da didática e das condiçõesfísicas
e financeiras das instituições. Mais também não se pode negar que ainda a
muitas dificuldades para inserir esses recursos.Observa-se que a
resistência de alguns
professores
em abster-se do uso desses recursos tecnológicos ainda é grande. Eles se sentem
inferiormente das novidades no mercado da educação e se recusam a utilizar a
tecnologia como fonte para a formação do conhecimento, seja por não se sentirem
motivados em busca do conhecimento, ou porque resistem em aceitar a rapidez da
informação e as consequências dessas transformações. A sua utilização vai
provocar sérias mudanças que irão alterar os aspectos negativos existentes na
formação educacional do aluno. Mudar esse quadro não é tarefa fácil, para isso
é necessário que a sociedade esteja empenhada em lutar sempre por melhores condições
de ensino que estreite a fixação da aprendizagem. O professor como mediador tem
papel significativo e é dele a missão de buscar alternativas viáveis para fazer
desaparecer o desinteresse dos alunos que não querem se envolver e participar
dos projetos implantados pela escola. Mais por outro lado existe a falta de
capacitação desses profissionais e para ele se sentir apto a se inserir nesse
contexto histórico.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O trabalho consiste em apresentar a utilização das novas
tecnologias e suas
ferramentas como uma das alternativas para diminuir as dificuldades
de aprendizado do aluno dentro da escola. Neste caso, as alternativas apresentadas
podem ser implantadas na hora de aprender sendo um desafio que muitos conseguem
vencer e transformar ao longo da vivência escolar. Procurou-se analisar a influência
do computador e internet e sua aplicação nos diversos setores de forma a
beneficiar a educação com o seu uso, construindo uma nova forma de ensino
aprendizagem, adaptado as ferramentas e recursos tecnológicos, ampliando seus
conhecimentos interagindo com o mundo virtual, diminuindo as distâncias e
reduzindo as fronteiras. O uso do computador no cotidiano dos alunos é um meio
de absorver e extrair a informação ali contida, dessa forma o estudo toma corpo
e torna-se consistente e aproveitável. Durante a pesquisa, se estudou sobre as
dificuldades ainda encontra pelos alunos e profissionais da educação em fazer
uso dessa tecnologia, pois, é normal sentir dificuldade no primeiro contato,
mas com as novas tecnologias aliadas a educação bons resultados tem-se
alcançado na conquista de novos saberes. Antes da utilização da tecnologia nas
salas de aula e mais precisamente do uso do computador, as aulas expositivas e
tradicionais se limitavam ao quadro e o giz. O uso de revistas eletrônicas,
quadro digital, a internet, os e-books, dvdteca, mídias digitais, bibliotecas
virtuais, dentre outros são meios, que são postos a disposição dos alunos são recursos
fundamentais que facilitam a vida acadêmica, na medida em que os alunos passama
utilizar esses recursos suas mentes se abrem para a absorção dos novos
conceitos, agora em amplitude maior do que a comunidade em que vive. Tornando
útil e agradávelde aprender não deixando de lado que muito ainda deve ser
investido pelos governos para que todos tenha acesso a essas ferramentas
tecnológicas.
141
REFERÊNCIAS
http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001585/158529por.pdf.
Computador na escola:
tecnologia e
aprendizagem. Acesso em 21/05/2010.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm.
Ensino e Aprendizagem Inovadores com
Tecnologias. Acesso
em 21/05/2010.
LEVY,
Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da
informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MERCADO, Luís Paulo. Formação Continuada de Professores
e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário