domingo, 5 de maio de 2013


O computador aliado à internet como meio tecnológico para o ensino aprendizagem


Maria Iriane Pereira de Freitas¹
Maria José de Moura Gomes
Monikelvia Roberta Nunes dos Santos
Nadijane Maria Silva de Lima
Silvânia Patricia de Lima
Tereza Cristina de Lima


RESUMO

Atualmente, com o avanço da tecnologia no mundo tecnológico surge o computador aliada a internet como ferramentas de ensino e aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de destacar a importância do computador como meio tecnológico, assim como analisar as questões onde a internet relaciona com a prática de ensino-aprendizagem. Asua importância para o profissional da educação assim como a visão sistematizada dos desafios que a educação enfrenta, quando precisa redefinir suas funções, formas de organização e valores, face às transformações tecnológicas e aos recursos disponíveis na Internet em busca de troca de informações facilitando o planejamento pedagógico. Para a educação, o uso do computador e Internet torna-se uma excelente ferramenta para o ensino, tanto pelo que já representa em termos de recursos, quanto por seu imenso potencial a ser ainda explorado e faz necessário a utilização daInternet no processo educativo como um recurso que, além de facilitarar trocas de informações, auxilia no desenvolvimento intelectual do conhecimento e na comunicação entre os seres humanos, constituindo-se,assim, em um recurso de grande importância tanto para o presente quanto para o futuro.

Palavras-Chaves: Tecnologia. Aprendizado. Educação.

INTRODUÇÃO


Este artigo tem por objetivo, focar o uso do computador como meio tecnológico no ambiente escolar e o avanço tecnológico que surgiu com a chegada do computador aliado a internet. Como a educação pegou carona no mundo digital usando a tecnologia ao seu favor, aperfeiçoando e aplicando os recursos e ferramentas na melhoria de sua qualidade, servindo-se dessa estrutura para facilitar o estudo e aprofundamento das pesquisas de forma a criar conhecimento. Que, facilitam e completam a eficácia do ensino-aprendizagem nos processos educativos atuais. Atualmente, com o avanço da tecnologia e o crescente desenvolvimento mundial o uso do computador surge como alternativas para o aprimoramento e a implantação de novas técnicas na educação.A partir desse recurso tecnológico com ampla forma de aproveitamento para o ensino aprendizagem,as tecnologias antigas aliadas às novas também contribuem para aquisição e melhorias da dificuldade de aprendizagem e não devem ser deixadas de lado e sim readaptadas com imagens positivas e relevantes. Deixando de lado as aulas monótonas onde o aluno não se sente atraído para aprender por ser um ser social que convive em uma sociedade tecnológica empleno desenvolvimento, o professor deve buscar meios para aprender a lidar com essa tecnologia que é tão presente na vida de seus alunos. A partir do computador o professor pode fazer uso de outro recurso como Datashow, trazendo para sala de aula slide e vídeos onde não é necessário o uso do quadro e giz, prendendo a atenção do aluno para as atividadespropostas.Moraes (1997, p.27) afirma que:

”Para educar na era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo”. (MORAES, 1997. P.27)

-------------------------------------------

1licenciandas em pedagogia, cursando o 3o período em 2013.1.
A Internet encontra-se bastante difundida no contexto mundial e possui um caráter educador muito forte, a utilização de seus recursos passa a ser quase uma consequência de suas principais características. Com a expansão da Internet em escala mundial, passou-se analisar o potencial de seus recursos para o enriquecimento das técnicas educacionais conhecidas ate o momento. Devido à facilidadede acesso a rede e a ampla distribuição de computadores nos centros educacionaise instituições de ensino, à possibilidade de usufruir dos seus recursos, com objetivo de melhorar o ensino, pois e a partir desses recursos que o aluno pode fazer sua pesquisa escolar, estudar novos cursos,o professor pode manter em contato com seu aluno mesmo fora de sala de aula tornando o processo ensino aprendizagem de forma continua.As características dos diversos recursos da Internet são absolutamente interessantes para a educação e a utilização destestorna-a mais dinâmica e atual. Os recursos que a Internet oferece podem ser utilizados de varias maneiras, dependendo da didática e das condiçõesfísicas e financeiras das instituições. Mais também não se pode negar que ainda a muitas dificuldades para inserir esses recursos.Observa-se que a resistência de alguns
professores em abster-se do uso desses recursos tecnológicos ainda é grande. Eles se sentem inferiormente das novidades no mercado da educação e se recusam a utilizar a tecnologia como fonte para a formação do conhecimento, seja por não se sentirem motivados em busca do conhecimento, ou porque resistem em aceitar a rapidez da informação e as consequências dessas transformações. A sua utilização vai provocar sérias mudanças que irão alterar os aspectos negativos existentes na formação educacional do aluno. Mudar esse quadro não é tarefa fácil, para isso é necessário que a sociedade esteja empenhada em lutar sempre por melhores condições de ensino que estreite a fixação da aprendizagem. O professor como mediador tem papel significativo e é dele a missão de buscar alternativas viáveis para fazer desaparecer o desinteresse dos alunos que não querem se envolver e participar dos projetos implantados pela escola. Mais por outro lado existe a falta de capacitação desses profissionais e para ele se sentir apto a se inserir nesse contexto histórico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho consiste em apresentar a utilização das novas tecnologias e suas
ferramentas como uma das alternativas para diminuir as dificuldades de aprendizado do aluno dentro da escola. Neste caso, as alternativas apresentadas podem ser implantadas na hora de aprender sendo um desafio que muitos conseguem vencer e transformar ao longo da vivência escolar. Procurou-se analisar a influência do computador e internet e sua aplicação nos diversos setores de forma a beneficiar a educação com o seu uso, construindo uma nova forma de ensino aprendizagem, adaptado as ferramentas e recursos tecnológicos, ampliando seus conhecimentos interagindo com o mundo virtual, diminuindo as distâncias e reduzindo as fronteiras. O uso do computador no cotidiano dos alunos é um meio de absorver e extrair a informação ali contida, dessa forma o estudo toma corpo e torna-se consistente e aproveitável. Durante a pesquisa, se estudou sobre as dificuldades ainda encontra pelos alunos e profissionais da educação em fazer uso dessa tecnologia, pois, é normal sentir dificuldade no primeiro contato, mas com as novas tecnologias aliadas a educação bons resultados tem-se alcançado na conquista de novos saberes. Antes da utilização da tecnologia nas salas de aula e mais precisamente do uso do computador, as aulas expositivas e tradicionais se limitavam ao quadro e o giz. O uso de revistas eletrônicas, quadro digital, a internet, os e-books, dvdteca, mídias digitais, bibliotecas virtuais, dentre outros são meios, que são postos a disposição dos alunos são recursos fundamentais que facilitam a vida acadêmica, na medida em que os alunos passama utilizar esses recursos suas mentes se abrem para a absorção dos novos conceitos, agora em amplitude maior do que a comunidade em que vive. Tornando útil e agradávelde aprender não deixando de lado que muito ainda deve ser investido pelos governos para que todos tenha acesso a essas ferramentas tecnológicas.

141

REFERÊNCIAS

http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001585/158529por.pdf. Computador na escola:
tecnologia e aprendizagem. Acesso em 21/05/2010.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm. Ensino e Aprendizagem Inovadores com
Tecnologias. Acesso em 21/05/2010.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da
informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MERCADO, Luís Paulo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999



Nenhum comentário:

Postar um comentário