PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE INFORMÁTICA
EDUCATIVA NO BRASIL
Tecnologia como Ferramenta Pedagógica
Iriane Freitas [1]
Maria Moura [2]
Nadjane Lima [3]
Silvania Lima [4]
Tereza Cristina [5]
Pernambuco
em Ação
As utilidades e os
benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador,
hoje, um importante recurso pedagógico. Não há como a escola atual deixar de
reconhecer a influência da informática na sociedade moderna e os reflexos dessa
ferramenta na área educacional. Com a utilização do computador na educação é
possível ao professor e à escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com
aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, curiosidade
e o desejo de aprender,conhecer e fazer descobertas. Diante disso, projetos
governamentais de informática passaram a ganhar espaço e prioridade na educação
do Brasil. com um investimento total de R$ 113 milhões o governo de Pernambuco disponibilizou
176 mil tabletes pela Secretaria de Educação como parte do material pedagógico
a todos os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais.
Pernambuco ganhou destaque ao ser o
primeiro estado do Brasil a incorporar essa tecnologia em escolas da rede
estadual de ensino.
MEC
disponibiliza projetos governamentais de informática as escolas publicas de
todo Brasil
·
Programa
Banda Larga nas Escolas – PBLE
O Programa Banda Larga nas
Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à
internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem
qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País. O
Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado no dia 04 de abril de 2008 pelo
Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas
para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime
Público – PGMU (Decreto nº 4.769). Com a assinatura do Termo Aditivo ao Termo
de Autorização de exploração da Telefonia Fixa, as operadoras autorizadas
trocam a obrigação de instalarem postos de serviços telefônicos (PST) nos
municípios pela instalação de infraestrutura de rede para suporte a conexão à
internet em alta velocidade em todos os municípios brasileiros e conexão de
todas as escolas públicas urbanas com manutenção dos serviços sem ônus até o
ano de 2025.
A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.
A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.
·
Projeto
um computador por aluno (UCA)
O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) – uma
iniciativa do Governo Federal – foi implantado com o objetivo de intensificar
as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da
distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.
Foi um projeto que complementou as ações do MEC referentes a tecnologias na
educação, em especial os laboratórios de informática, produção e
disponibilização de objetivos educacionais na internet dentro do ProInfo
Integrado que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de
ensino fundamental e médio. Em 2010, por meio de licitação, o FNDE adquiriu e
distribuiu 150 mil equipamentos para 300 escolas rurais e urbanas, em todas as
regiões do país. O projeto, visa promover a inclusão digital mediante a
distribuição de computadores portáteis (laptops) para alunos e professores
das escolas públicas da rede de educação básica. Além dos equipamentos, o
Ministério provém banda larga e infraestrutura de rede sem fio para os
estabelecimentos de ensino participantes, além da capacitação dos professores
para uso do equipamento e utilização dessa tecnologia no processo pedagógico escolar.
·
Programa
Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)
O
ProInfo, inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na
Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 522 em 09/04/1997,
com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de
enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. O
funcionamento do ProInfo se dá de forma descentralizada, existindo em cada
unidade da Federação uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia
Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que
reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do Decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do Decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
Escolas de Educação Básica se conecta e adere
projetos governamentais
A Escola Estadual
Joaquim Távora, e a Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, ambas no
Recife – PE foram escolhidas para fazerem parte de um teste de implantação do
Projeto Louça Digital. A lousa digital é como uma tela imensa de um computador,
porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. O professor pode preparar
apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo,
e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto
apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode
ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a
participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um
teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de
uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas. A escola
pública de Porto Alegre - Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de
Abreu aderiu o programa Um Computador por Aluno UCA e criou o Projeto Piloto, onde o aluno com o seu tablet
pode dividir suas descobertas, encontrar interesses comuns, conversar em um
bate-papo, compartilhar uma atividade (que é equivalente a utilizar um mesmo
software simultaneamente), aprender e construir em equipe.
Mudanças ocorridas na metodologia do professor com o uso
de projetos governamentais
As tecnologias de
informação e comunicação estão presentes em todos os setores produtivos, elas
vêm inserindo-se nas instituições escolares com grande rapidez, incentivando os
docentes das mais variadas modalidades a introduzirem estes recursos no
processo de aprendizagem. Adaptada ao
novo modelo educacional a Escola de Referencia em Ensino Médio Joaquin Távora,
em Recife, PE oferece através de softwares inclusos em tablet conteúdos de dez
componentes curriculares (português, literatura, matemática,historia,
filosofia, biologia, química, física e artes).
Assim, o estudante tem no equipamento o que é ensinando em sala de aula. O
professor de história, geografia, sociologia e filosofia, Raphael Xavier
Barbosa, ressalta que a utilização da tecnologia em sala de aula está em
evolução: “No começo, os alunos não conseguiam usar o tablet para a aprendizagem,
queriam ficar baixando música e fazendo outras atividades. À medida que vão
compreendendo que a tecnologia veio para melhorar o ensino, começaram a usar
melhor”. “Como toda inovação, teve um período de adaptação, conseguir
conscientizá-los que receberam para fins do conhecimento, melhorar a qualidade
de ensino”, completa Enalva.
Situações problemas na escola que podem ser modificadas
com metodologias especificas com o uso de Recursos Tecnológicos
O grande desafio
do profissional da educação, mais do que utilizar tal ou qual recurso
tecnológico é pautar-se em princípios que privilegiam a construção do
conhecimento. O foco da aprendizagem
é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de
projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. E a
tecnologia está aí como um instrumento de amplas possibilidades. O uso da
informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que
ganhou mais terreno ultimamente. Isto deve-se principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e
aprendizagem individualizados (ou
seja adaptado às características de cada aluno) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração,
motivação, entre outros.
Os jogos mantém
uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como
elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os
jogos de computador educativos ou simplesmente jogos educativos devem tentar
explorar o processo completo de ensino-aprendizagem. E eles são ótimas
ferramentas de apoio ao professor na sua tarefa. Os jogos são os tipos de softwares,
hoje, mais procurados pelas crianças e adolescentes que se utilizam do
computador. Alguns desses jogos não são educacionais, mas já existe uma boa
quantidade deste tipo no mercado. É um método que pode englobar as
características de softwares tutoriais, de simulação e até mesmo de softwares
inteligentes. Para uma criança ou um adolescente, o aprendizado com diversão se
torna muito mais fácil e prazeroso. Essa é a essência deste tipo de software,
pois eles fazem com que os alunos aprendam com prazer e aumentar suas
criatividades através da diversão.
Referencias
https://www.neteducacao.com.br/noticias/home/escola-em-pe-busca-atrelar-tecnologia-digital-ao-ensino
Nenhum comentário:
Postar um comentário