quarta-feira, 25 de junho de 2014


PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL

 

Tecnologia como Ferramenta Pedagógica

 

 

Iriane Freitas [1]

 

Maria Moura [2]

 

Nadjane Lima [3]

 

Silvania Lima [4]

 

Tereza Cristina [5]

 

Pernambuco em Ação

 

 As utilidades e os benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador, hoje, um importante recurso pedagógico. Não há como a escola atual deixar de reconhecer a influência da informática na sociedade moderna e os reflexos dessa ferramenta na área educacional. Com a utilização do computador na educação é possível ao professor e à escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, curiosidade e o desejo de aprender,conhecer e fazer descobertas. Diante disso, projetos governamentais de informática passaram a ganhar espaço e prioridade na educação do Brasil. com um investimento total de R$ 113 milhões o governo de Pernambuco disponibilizou 176 mil tabletes pela Secretaria de Educação como parte do material pedagógico a todos os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais. Pernambuco ganhou destaque  ao ser o primeiro estado do Brasil a incorporar essa tecnologia em escolas da rede estadual de ensino.

 

 

MEC disponibiliza projetos governamentais de informática as escolas publicas de todo Brasil

 

·         Programa Banda Larga nas Escolas – PBLE

O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País. O Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado no dia 04 de abril de 2008 pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU (Decreto nº 4.769). Com a assinatura do Termo Aditivo ao Termo de Autorização de exploração da Telefonia Fixa, as operadoras autorizadas trocam a obrigação de instalarem postos de serviços telefônicos (PST) nos municípios pela instalação de infraestrutura de rede para suporte a conexão à internet em alta velocidade em todos os municípios brasileiros e conexão de todas as escolas públicas urbanas com manutenção dos serviços sem ônus até o ano de 2025.
A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

·         Projeto um computador por aluno (UCA)

 

 O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) – uma iniciativa do Governo Federal – foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. Foi um projeto que complementou as ações do MEC referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, produção e disponibilização de objetivos educacionais na internet dentro do ProInfo Integrado  que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. Em 2010, por meio de licitação, o FNDE adquiriu e distribuiu 150 mil equipamentos para 300 escolas rurais e urbanas, em todas as regiões do país. O projeto, visa promover a inclusão digital mediante a distribuição de computadores portáteis (laptops) para alunos e professores das escolas públicas da rede de educação básica. Além dos equipamentos, o Ministério provém banda larga e infraestrutura de rede sem fio para os estabelecimentos de ensino participantes, além da capacitação dos professores para uso do equipamento e utilização dessa tecnologia no processo pedagógico escolar.

·         Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)

  O ProInfo, inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. O funcionamento do ProInfo se dá de forma descentralizada, existindo em cada unidade da Federação uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do Decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.

 

Escolas de Educação Básica se conecta e adere projetos governamentais

  A Escola Estadual Joaquim Távora, e a Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, ambas no Recife – PE foram escolhidas para fazerem parte de um teste de implantação do Projeto Louça Digital. A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas. A escola pública de Porto Alegre - Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu aderiu o programa Um Computador por Aluno UCA e criou o   Projeto Piloto, onde o aluno com o seu tablet pode dividir suas descobertas, encontrar interesses comuns, conversar em um bate-papo, compartilhar uma atividade (que é equivalente a utilizar um mesmo software simultaneamente), aprender e construir em equipe.

 

Mudanças ocorridas na metodologia do professor com o uso de projetos governamentais

 

  As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em todos os setores produtivos, elas vêm inserindo-se nas instituições escolares com grande rapidez, incentivando os docentes das mais variadas modalidades a introduzirem estes recursos no processo de aprendizagem.  Adaptada ao novo modelo educacional a Escola de Referencia em Ensino Médio Joaquin Távora, em Recife, PE oferece através de softwares inclusos em tablet conteúdos de dez componentes curriculares (português, literatura, matemática,historia, filosofia, biologia, química, física  e artes). Assim, o estudante tem no equipamento o que é ensinando em sala de aula. O professor de história, geografia, sociologia e filosofia, Raphael Xavier Barbosa, ressalta que a utilização da tecnologia em sala de aula está em evolução: “No começo, os alunos não conseguiam usar o tablet para a aprendizagem, queriam ficar baixando música e fazendo outras atividades. À medida que vão compreendendo que a tecnologia veio para melhorar o ensino, começaram a usar melhor”. “Como toda inovação, teve um período de adaptação, conseguir conscientizá-los que receberam para fins do conhecimento, melhorar a qualidade de ensino”, completa Enalva.

 

Situações problemas na escola que podem ser modificadas com metodologias especificas com o uso de Recursos Tecnológicos

 

  O grande desafio do profissional da educação, mais do que utilizar tal ou qual recurso tecnológico é pautar-se em princípios que privilegiam a construção do conhecimento. O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. E a tecnologia está aí como um instrumento de amplas possibilidades. O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente. Isto deve-se principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (ou seja adaptado às características de cada aluno) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros.

  Os jogos mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os jogos de computador educativos ou simplesmente jogos educativos devem tentar explorar o processo completo de ensino-aprendizagem. E eles são ótimas ferramentas de apoio ao professor na sua tarefa. Os jogos são os tipos de softwares, hoje, mais procurados pelas crianças e adolescentes que se utilizam do computador. Alguns desses jogos não são educacionais, mas já existe uma boa quantidade deste tipo no mercado. É um método que pode englobar as características de softwares tutoriais, de simulação e até mesmo de softwares inteligentes. Para uma criança ou um adolescente, o aprendizado com diversão se torna muito mais fácil e prazeroso. Essa é a essência deste tipo de software, pois eles fazem com que os alunos aprendam com prazer e aumentar suas criatividades através da diversão.

 

 

Referencias

 


 


 


 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário