quarta-feira, 25 de junho de 2014

Projetos Governamentais de Informática Educativa no Brasil


Recurso Tecnológico disponíveis na Escola



Ana Kelly[1]
Letícia Renata[2]
Lorenna Raffaella[3]
Maria José Filha[4]



Investir em tecnologia é um dos pilares da política educacional do governo do Estado “É importante que a escola esteja pronta para receber e atender as expectativas desse aluno que já cresceu no século XXI”. Disse Ricardo Dantas, secretário de Educação de Pernambuco.


Escolas de Educação Básica e os Projetos Governamentais


Nas escolas da rede estadual estão sendo beneficiadas pela política de investimento em tecnologia do governo de Pernambuco, a fim de melhorar as condições de ensino. A Escola do Ensino Médio João Batista de Vasconcelos em Chã Grande, foi comtemplada a entregas de tablets por meio do Programa Aluno Conectado ,para todos os estudantes do Ensino Médio.

A Escola de Referência em Ensino Médio-EREM Santa Ana, em Olinda, também faz uso de projeto governamental, o projeto robótica na escola que evidencia tecnologias nas atividades em sala de aula, a instituição recebeu em torno de 12 kits de robóticas, o investimento foi uma aposta do governo de Pernambuco chamada “Educação 3.0”.

Projetos Governamentais: formas de uso

Com a utilização de tablet em sala de aula, o professor pode preparar as aulas, acessar a internet durante o contato com o aluno, estimular pesquisas ler livros digitais consultar conteúdos disponíveis no equipamento, entre outros usos. Os alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio receberam aparelhos equipados com softwares educativos.
Outro projeto criado pelo governo  foi a robótica o equipamento vem acompanhado  de um software por meio do qual é realizada a programação dos movimentos do robô. Os kits também contêm apostilas com sugestões para a construção dos protótipos. Para a aula, a turma é dividida em grupos compostos por quatro integrantes: um programador, um construtor, um líder e um organizador. Concepção, montagem e programação do robô são realizadas de forma a trabalhar o conteúdo de física planejado pelo professor. “Os estudantes vão observar conceitos como velocidade, atrito e aceleração”.


Mudanças  Ocorridas na Metodologia do professor com o Uso de Projetos Governamentais


Agora , mais uma ferramenta vai auxiliar na aprendizagem: o tablet, os aparelhos portáteis com acesso a web recheado de recursos audiovisuais e livros digitais, os equipamentos prometem tornar as aulas mais interessantes, produtivas e rápidas, o aparelho proporciona novas experiências de aprendizado. As aulas serão planejadas para que o uso seja consciente afirmou a supervisora pedagógica do colégio, Socorro Oliveira. Para Gabriele Alves Pereira, 15 anos, aluna do segundo ano, a praticidade do tablete vai ajudar nas pesquisas em sala de aula. 
“ Os professores estão exigindo muito de trabalhos em formatos digital, acrescentou: “a aula vai ficar mais rápida disse a estudante.” A introdução da robótica nas escolas da Educação Básica possibilita levar, de forma lúdica, os alunos a descobrir conceitos básicos de Matemática, Física, Eletrônica, Computação e Engenharia; compreender os princípios de funcionamento de tecnologias robóticas e desenvolver criatividade, de competências e habilidades para projetar, implementar e avaliar novos mecanismos a fim de solucionar problemas. Dessa forma, a apropriação dessas tecnologias ocorre na forma de uma atuação cidadã para a resolução de problemas da comunidade, e não somente do aprendizado  de como operar programas de computador ou navegar na internet. “Com o kit de robótica, o estudante pode testar se aquela teoria é mesmo do jeito que dizemos”, afirma Leandro Dantas, “É o aprender fazendo”, acrescenta. “Os estudantes e também os professores continuam bastantes entusiasmados”, destaca Janaína diretora pedagógica da Lego Zoom de Pernambuco.


Situações/problemas nas escolas que podem ser modificadas com a metodologia específicas com o uso de Recursos Tecnológicos


Em relação aos TABLETES alguns pais e professores se queixam de que  estes são mais utilizados como objeto de uso pessoal, uma vez que os estudantes passam bastante tempo em jogos, internet  e redes sociais e  sites diversos, se distanciando da proposta pedagógica escolar. Além disso, eles estão cada vez mais vivendo num mundo particular, com tendência ao individualismo e ao isolamento.
A escola deve ser um contraponto real ao mundo virtual, promovendo aulas participativas, projetos sociais, grupos teatrais, campeonatos esportivos, etc.
Ao educar para o uso dessas tecnologias, há aspectos que são de natureza socioafetiva, e não simplesmente cognitiva. Um jovem que tenha centenas de "amigos ou seguidores" numa rede social pode carecer de amigos com quem partilhe sentimentos olhando nos olhos, troque observações sobre questões sociais ou ambientais e faça arte, experimentações ou esportes coletivos.” Luis Carlos de Menezes é físico e educador da Universidade de São Paulo (USP).
O mau uso do computador induz a indisciplina, as crianças não tem autocontrole suficiente para dominar-se, direcionado e restringindo o uso do computador. Além disso, a indução de indisciplina é exatamente o oposto de algo que a educação quer obter.  A educação deve ter como um de seus mais elevados objetivos desenvolver vagarosamente os pensamentos, de maneira que eles se tornem livres e criativos na idade adulta. Isso não acontece se são enquadrados muito cedo em formas rígidas e mortas, como as que exigem todas as máquinas, e muito mais os computadores, que trabalham unicamente ao nível mental estritamente formal. Além disso, devem-se abordar seus efeitos positivos e negativos, levando a um uso crítico delas.
Quanto às aulas de ROBÓTICA, as principais dificuldades segundo os gestores são: laboratórios inadequados ou inexistentes, carência de professor efetivo habilitado nas áreas de Física e Matemática, falta de formação continuada para os professores.

Referências

·         www.cepe.com.br
·         www.educacao.pe.gov.br
·         www.mec.gov.br
·         www.todospelaeducação.com.br

[1] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[2] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[3] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[4] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.


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