Projetos Governamentais de Informática Educativa no
Brasil
Recurso Tecnológico disponíveis na Escola
Ana Kelly[1]
Letícia Renata[2]
Lorenna Raffaella[3]
Maria José Filha[4]
Investir em tecnologia é um
dos pilares da política educacional do governo do Estado “É importante que a
escola esteja pronta para receber e atender as expectativas desse aluno que já
cresceu no século XXI”. Disse Ricardo Dantas, secretário de Educação de
Pernambuco.
Escolas
de Educação Básica e os Projetos Governamentais
Nas escolas da rede estadual
estão sendo beneficiadas pela política de investimento em tecnologia do governo
de Pernambuco, a fim de melhorar as condições de ensino. A Escola do Ensino Médio João Batista de Vasconcelos em Chã Grande,
foi comtemplada a entregas de tablets
por meio do Programa Aluno Conectado
,para todos os estudantes do Ensino Médio.
A Escola de Referência em Ensino Médio-EREM Santa Ana, em Olinda, também
faz uso de projeto governamental, o projeto
robótica na escola que evidencia tecnologias nas atividades em sala de
aula, a instituição recebeu em torno de 12 kits de robóticas, o investimento
foi uma aposta do governo de Pernambuco chamada “Educação 3.0”.
Projetos
Governamentais: formas de uso
Com a utilização de tablet
em sala de aula, o professor pode preparar as aulas, acessar a internet durante
o contato com o aluno, estimular pesquisas ler livros digitais consultar
conteúdos disponíveis no equipamento, entre outros usos. Os alunos do segundo e
terceiro anos do Ensino Médio receberam aparelhos equipados com softwares
educativos.
Outro projeto criado pelo
governo foi a robótica o equipamento vem
acompanhado de um software por meio do
qual é realizada a programação dos movimentos do robô. Os kits também contêm
apostilas com sugestões para a construção dos protótipos. Para a aula, a turma
é dividida em grupos compostos por quatro integrantes: um programador, um
construtor, um líder e um organizador. Concepção, montagem e programação do
robô são realizadas de forma a trabalhar o conteúdo de física planejado pelo
professor. “Os estudantes vão observar conceitos como velocidade, atrito e
aceleração”.
Mudanças Ocorridas na Metodologia do professor com o
Uso de Projetos Governamentais
Agora , mais uma
ferramenta vai auxiliar na aprendizagem: o tablet, os aparelhos portáteis com
acesso a web recheado de recursos audiovisuais e livros digitais, os
equipamentos prometem tornar as aulas mais interessantes, produtivas e rápidas,
o aparelho proporciona novas experiências de aprendizado. As aulas serão
planejadas para que o uso seja consciente afirmou a supervisora pedagógica do
colégio, Socorro Oliveira. Para Gabriele Alves Pereira, 15 anos, aluna do
segundo ano, a praticidade do tablete vai ajudar nas pesquisas em sala de aula.
“ Os professores estão
exigindo muito de trabalhos em formatos digital, acrescentou: “a aula vai ficar
mais rápida disse a estudante.” A introdução da robótica nas escolas da
Educação Básica possibilita levar, de forma lúdica, os alunos a descobrir
conceitos básicos de Matemática, Física, Eletrônica, Computação e Engenharia;
compreender os princípios de funcionamento de tecnologias robóticas e
desenvolver criatividade, de competências e habilidades para projetar,
implementar e avaliar novos mecanismos a fim de solucionar problemas. Dessa
forma, a apropriação dessas tecnologias ocorre na forma de uma atuação cidadã
para a resolução de problemas da comunidade, e não somente do aprendizado de como operar programas de computador ou
navegar na internet. “Com o kit de robótica, o estudante pode testar se aquela
teoria é mesmo do jeito que dizemos”, afirma Leandro Dantas, “É o aprender
fazendo”, acrescenta. “Os estudantes e também os professores continuam
bastantes entusiasmados”, destaca Janaína diretora pedagógica da Lego Zoom de
Pernambuco.
Situações/problemas
nas escolas que podem ser modificadas com a metodologia específicas com o uso
de Recursos Tecnológicos
Em relação aos TABLETES
alguns pais e professores se queixam de que
estes são mais utilizados como objeto de uso pessoal, uma vez que os
estudantes passam bastante tempo em jogos, internet e redes sociais e sites diversos, se distanciando da proposta
pedagógica escolar. Além disso, eles estão cada vez mais vivendo num mundo
particular, com tendência ao individualismo e ao isolamento.
A escola deve ser um
contraponto real ao mundo virtual, promovendo aulas participativas, projetos
sociais, grupos teatrais, campeonatos esportivos, etc.
“Ao educar para o uso dessas tecnologias, há aspectos que são de
natureza socioafetiva, e não simplesmente cognitiva. Um jovem que tenha
centenas de "amigos ou seguidores" numa rede social pode carecer de
amigos com quem partilhe sentimentos olhando nos olhos, troque observações sobre
questões sociais ou ambientais e faça arte, experimentações ou esportes
coletivos.” Luis Carlos de Menezes é físico e educador da Universidade de São
Paulo (USP).
O mau uso do computador
induz a indisciplina, as crianças não tem autocontrole suficiente para dominar-se,
direcionado e restringindo o uso do computador. Além disso, a indução de
indisciplina é exatamente o oposto de algo que a educação quer obter. A educação deve ter como um de seus mais
elevados objetivos desenvolver vagarosamente os pensamentos, de maneira que
eles se tornem livres e criativos na idade adulta. Isso não acontece se são
enquadrados muito cedo em formas rígidas e mortas, como as que exigem todas as
máquinas, e muito mais os computadores, que trabalham unicamente ao nível
mental estritamente formal. Além disso, devem-se abordar seus efeitos positivos
e negativos, levando a um uso crítico delas.
Quanto às aulas de ROBÓTICA,
as principais dificuldades segundo os gestores são: laboratórios inadequados ou
inexistentes, carência de professor efetivo habilitado nas áreas de Física e
Matemática, falta de formação continuada para os professores.
Referências
[1] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[2] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[3] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[4] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
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