COMPUTADOR NA SOCIEDADE
DO CONHECIMENTO
Laudinete Lima [1]
Maurili Barbosa [2]
Nathália Thalini [3]
Valdilene Maria [4]
Roberto Melo[5]
IDENTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Estadual de Informática na Educação
vincula-se ao ProInfo/SEED/MEC e destina-se a Rede Pública (Estadual e
Municipal) do Rio Grande do Sul. Elaborado em 1997 por uma Comissão Estadual
composta por representantes da Secretaria da Educação (SE), Secretaria da
Ciência e Tecnologia (SCT), PROCERGS, UNDIME, UFRGS, PUCRS.
O Plano de ação desenvolvido no Colégio São José, ema Castanhal-PA no período de 2013 a 2014, consta de atividades programadas a serem aplicadas numa perspectiva sócio-construtivista e interacionista de forma a contemplar as exigências do aluno e acompanhar os avanços da sociedade, objetivando alcançar habilidades e competências no sentido de acompanhar a evolução tecnológica do mundo
CARACTERISTICAS DOS PROJETOS
Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo é uma
iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a
Distância - SEED, criado pela Portaria nº 522, de 09 de abril de 1997, sendo
desenvolvido em parceria com os Governos Estaduais e Municipais. As diretrizes
do Programa são estabelecidas pelo Ministério da Educação - MEC e pelo Conselho
Nacional de Secretários Estaduais de Educação - CONSED.
Favorecer o processo de ensino-aprendizagem face utilização adequada das Tics existentes no CSJ na perspectiva da construção da aprendizagem colaborativa dos discente , bem como fomentar o processo de formação continuada dos professores.
SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE PODEM SER MODIFICADAS COM A METODOLOGIA DE RECURSOS TECNOLOGICOS
O ProInfo visa à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação
na Escola Pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
Em cada unidade da federação, há uma comissão cujo papel principal é o
de introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Públicas
de Ensino Médio e Fundamental, no RS o gerenciamento é através da CATE/DP/SE.
O ProInfo tem na preparação de recursos humanos - os professores - sua
principal condição de sucesso. Os professores são capacitados em dois níveis:
multiplicadores e de escolas.
O Professor-Multiplicador é
um especialista em capacitação de professores (de escola) para o uso da
telemática em sala de aula, portanto, adota-se no Programa o princípio
professor capacitando professor. Os Multiplicadores capacitam os professores
das Escolas nos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs
A utilização de computadores na educação propõe uma nova relação entre professores e alunos, pois com o advento desta tecnologia o professor é desafiado a um novo estilo de comportamento em sala de aula. A relação professor/aluno terá de ajustar-se a uma estratégia que privilegia a administração do conhecimento, preparando-a para uma nova pedagogia. Esta nova estratégia incluirá, necessariamente a utilização competente dos recursos tecnológicos e a preparação para uma nova aprendizagem onde o professor precisará preparar-se para assumir metas instrucionais e novas formas de avaliação do conhecimento do aluno.
Assim, o uso da tecnologia no ensino questiona a capacidade do professor para conseguir definir, não só como e quando usar a tecnologia, mas também por que e para quê.
Assim, o uso da tecnologia no ensino questiona a capacidade do professor para conseguir definir, não só como e quando usar a tecnologia, mas também por que e para quê.
REFERÊCIAS
http://www.csjcastanhal.com.br/laboratoriodeinformatica.html
[1] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[2] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[3] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[4] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[5] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
[5] Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
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