segunda-feira, 23 de junho de 2014

PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL


PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL


Fabiana Braga da Silva1

althaysy Natinai da Silva Ataíde2

Márcia Santana Santos3





As inovações tecnológicas em foco

 
Programa de educação

Os avanços tecnológicos têm alcançado cada vez mais notoriedade por apresentar à sociedade constantes inovações que acabam alterando a conjuntura do dia-a-dia dos seus usuários, tais como telefones, cada vez mais portáteis e multitarefa; instrumentos cirúrgicos, rotineiramente aperfeiçoados e com proposta de aumentar a eficiência e diminuir os efeitos invasivos; eletrodomésticos, incorporando características funcionais e práticas; computadores, incrivelmente menores, mais leves, personalizáveis e financeiramente acessíveis. Todas elas desafiam (em escalas diferentes) os novos usuários a entenderem o seu funcionamento e a transitarem com propriedade no mundo digital. Nesse contexto, a escola, enquanto instituição que constrói, sistematiza e socializa o conhecimento, assume a tarefa de contextualizar as demandas da nova ordem econômica e social com as práticas exercidas em seu interior. Em especial, as escolas de educação profissional técnica de nível médio são incumbidas de preparar cidadãos para atuar num mundo regido pelo conhecimento, onde precisam dominar habilidades que permitam assimilar e utilizar produtivamente recursos tecnológicos novos e em acelerada transformação.

O Programa Brasil Alfabetizado, no Recife, vem sendo executado desde 2003 em todas as RPAs, buscando assegurar o processo de alfabetização para jovens e adultos a partir de 15 anos. A Prefeitura do Recife estabeleceu parceria com universidades públicas, a fim de executar o Programa, de autoria do Ministério da Educação, e com organizações da sociedade civil, que contribuem no processo de mobilização dos alunos e formação dos alfabetizadores. Estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento e educadores comunitários são responsáveis pelo monitoramento das turmas e participam de uma formação sistemática. De 2003 até hoje temos a participação de 28.944 estudantes no Brasil Alfabetizado.


Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital
Começou neste mês a funcionar em um prédio recém-reformado na região do Porto Digital, no Bairro do Recife, uma nova escola de referência do Estado. O polo tecnológico inclusive batiza a instituição, que recebe alunos do ensino médio. A Secretaria de Educação está estudando parcerias com empresas para integrar ao currículo temas como inovação em TI e informática.

Segundo Paulo Dutra, Gestor de Educação Profissional do Estado disse ao MundoBit, o CESAR e o Porto Digital estão em negociação para parcerias na escola. "Ainda não temos nada fechado, mas nossa ideia é trazer ao currículo dos estudantes matérias voltadas para tecnologia da informação. Já nascemos com essa intenção", disse. A Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital existe desde 2007 e funcionava em prédios alugados antes de se mudar para o imóvel localizado na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Seu primeiro espaço foi o antigo Colégio Liceu, ao lado do Teatro Santa Isabel. Em seguida, os alunos estudaram em um espaço dentro do campus da Universidade Católica.


Escola Técnica Estadual Cicero Dias
a escola Cícero Dias, na Rua Marquês de Valença, 470 - Boa Viagem, Recife - PE, 51020-500, Brasil. faz parte das inovações governamentais. A Escola Técnica Estadual Cícero Dias foi criada especialmente para fazer parte do Núcleo Avançado em Educação – NAVE – uma parceria do Oi Futuro com a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco. Inaugurado em março de 2006, o NAVE Recife conta hoje com 452 estudantes e tem 135 novas vagas abertas anualmente em seleção pública para estudantes de 14 a 17 anos. Ao final de três anos, os jovens saem da escola com diploma de ensino médio integrado ao profissional.


As inovações
No NAVE Recife são oferecidos os cursos de PROGRAMAÇÃO DE JOGOS, que tem por objetivo formar um profissional técnico para atuar como programador de jogos digitais, responsável pelo desenvolvimento de código de jogos e subprodutos relacionados, utilizando padrões, metodologias, tecnologias, linguagens e ferramentas de programação adequadas; e MULTIMÍDIA, que trata dos aspectos concernentes à interface de jogos eletrônicos e habilita o profissional técnico a apoiar o projeto de componentes como vídeo, áudio, física, mecânica (gameplay), inteligência artificial (IA), Graphical User Interface (GUI), a modelar classes e "algoritmizar" soluções. Além disso, esse profissional estará apto a apoiar a produção de elementos gráficos dos jogos, como personagens, cenários e objetos de cena.Como a escola pode falar a linguagem do seu tempo e se preparar para formar cidadãos e profissionais do futuro? Com o objetivo de contribuir para a qualidade e a inovação da educação no Brasil, em 2006 o Oi Futuro desenvolveu um programa voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utiliza as tecnologias da informação e da comunicação para capacitar estudantes do Ensino Médio para profissões na área digital. Nascia em Recife o Núcleo Avançado em Educação – NAVE, composto de uma Escola Pública de Ensino Médio Integrado, um Centro de Pesquisa e Inovação e um Centro de Disseminação. O programa tem como compromisso central criar metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem em diálogo com as tecnologias da informação e da comunicação, com o intuito de trazer o cotidiano para dentro da sala de aula e explorar o que se vê na escola e também fora dela, melhorando significativamente a qualidade da educação. "Essencialmente um lugar que desenvolve e propõe metodologias educacionais inovadoras". No NAVE Recife, os jovens são estimulados a experimentar diversos recursos tecnológicos, dentro e fora de sala de aula. São inspirados por um espaço amplo, moderno e com equipamentos de última geração. Essa vivência é fundamentada em um currículo multidisciplinar, onde se procura integrar as disciplinas regulares e técnicas. O estudante passa a compreender, por exemplo, a importância da Matemática, da Língua Portuguesa e da Física, para o desenvolvimento de um jogo eletrônico ou projeto multimídia. "Um programa que pensa a educação em sintonia com o mundo contemporâneo e traz o mundo contemporâneo para dentro da escola."


situações/problemas
sabemos que os alunos gostam de novidades e de esta ligados ao meio tecnológico, virtual. E as escolas e professores precisam esta aptos para atender a estas necessidades. Que a cada dia vem se tornando mais vidente. As escolas precisam indagar sobre o que fazer para trazer o meio tecnológico para sala de aula. Muitas vezes a falta de atenção de muitos alunos possa mudar através da inserção da tecnologia nas aulas. a tecnologia veio para somar e desta forma contribuir para desenvolvimento do aluno.



 

Referências


http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2012/02/08/escola-de-referencia-no-porto-digital-quer-incluir-inovacao-no-curriculo-dos-alunos/#sthash.hXp0B8kd.dpuf

http://www2.recife.pe.gov.br/projetos-e-acoes/projetos/programa-brasil-alfabetizado/#sthash.7irpxmTb.dpuf





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1Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL.

2Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL.

3 Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 5º período na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL.









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